Influencer que viralizou com Machado de Assis se encanta por Clarice Lispector: 'Me arrepiei toda'
Courtney Henning está lendo outro clássico da literatura brasileira: 'A Hora da Estrela'
A escritora e influenciadora americana Courtney Henning, que viralizou após ler Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado Assis, mergulhou em outro clássico da literatura brasileira: A Hora da Estrela, um dos romances mais conhecidos de Clarice Lispector.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em um vídeo publicado no TikTok na terça-feira, 16, ela contou que está "obcecada" pela escrita de Clarice. "Brasil: como vocês conseguem continuar vivendo a vida normalmente depois de ler Clarice? [...] Essa mulher inventou um jeito de escrever?", questionou Courtney aos seguidores.
Publicado em 1977, A Hora da Estrela é o último romance de Clarice Lispector e conta a história de Macabéa. Depois de perder a tia, a jovem alagoana viaja para o Rio de Janeiro e, embora tenha pouca instrução, começa a trabalhar como datilógrafa.
"Eu sublinhei algumas passagens, mas, honestamente, o que eu deveria ter feito é ter grifado passagens que não eram marcantes, porque isso seria mais fácil e eficiente", disse a influenciadora.
"Ela encontrou a própria maneira de escrever. Me arrepiei toda [após ler 10 páginas] Eu fiquei pensando tanto em solidão, em conexão, sobre o que é a verdade e o que significa ser um ser humano", acrescentou Courtney, que ainda não finalizou a leitura.
Veja o vídeo:
@courtneyhenningnovak My #readaroundtheworld quest has given me a new obsession: Brazilian literature. #claricelispector is so gloriously unhinged, I don’t know how I’m supposed to read anything else. #bookwormproblems #booktok #booktokbrasil ♬ original sound - Courtney Henning Novak
Impressões sobre Machado de Assis
Em junho, a escritora também terminou de ler Dom Casmurro, de Machado de Assis. E como era de se esperar, ela decidiu opinar sobre um dos debates mais acalorados da literatura brasileira: Capitu traiu ou não traiu Bentinho?
Em um vídeo, ela falou as suas impressões sobre a obra e saiu em defesa da personagem com "olhos de ressaca". "Sou Time Capitu", disse ela.
"Eu acho que o narrador não é confiável. Ele está simplesmente destruído pela própria inveja. Essa é a minha opinião. Você pode tentar me convencer do contrário. Eu vou ler análises e, quem sabe, posso mudar de ideia, mas essa é a minha impressão inicial", explicou.
A escritora ainda chamou o autor de "um tesouro". "Ele pode estar desbancando Memórias Póstumas de Brás Cubas. Não sei dizer. Eu amo demais ambos. Se você não conhece Machado de Assis, ele é um escritor brasileiro. Ele é um tesouro. O mundo inteiro deveria estar cantando seus louvores. Ele deveria estar no mesmo patamar que Shakespeare", disse.