3 - Qual o valor da taxa de inscrição?
Para os inscritos pagantes a taxa é de R$ 35. Ela deverá ser paga por meio de GRU simples (boleto), gerado no ato de inscrição. O boleto pode ser reimpresso durante todo o período de inscrições, e deve ser pago até o dia 13 de junho. Caso contrário, a inscrição não será efetivada.
4 - Quem está isento do pagamento da taxa?
Todos aqueles que estiverem concluindo o ensino médio em 2011 em escola pública são automaticamente isentos. Nos demais casos, o participante pode pleitear isenção de taxa declarando-se pertencente à família de baixa renda. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser solicitado por meio do sistema de inscrição.
5 - Haverá atendimento diferenciado ao participantes com necessidades especiais?
Sim, desde que o participante nessas condições informe suas necessidades especiais no ato na inscrição. Eles deverão dispor dos documentos comprobatórios, que poderão ser solicitados pelo Inep a qualquer momento.
6 - Estudantes de classes hospitalares poderão fazer o Enem 2011?
Sim. Para isso é fundamental que essa informação seja prestada no ato da inscrição. O participante nessa situação deverá dispor dos documentos comprobatórios, que poderão ser solicitados pelo Inep a qualquer momento.
7 - E os guardadores do sábado?
O sabatista terá sua condição respeitada. Para tanto, é indispensável que solicite, no ato de inscrição, esse atendimento específico. Ele deverá ingressar no local de prova no mesmo horário de todos os participantes - entre 12 e 13h - e irá aguardar em uma sala o início de sua prova.
8 - O participante deverá manter o número da senha gerada no ato de inscrição?
Sim, o número de inscrição e a senha deverão ser mantidos sob guarda do participante e são indispensáveis para o acompanhamento do processo de inscrição, para a obtenção dos resultados individuais via internet e para a inscrição em programas de acesso ao ensino superior, programas de bolsa de estudos e de financiamento estudantil. A senha de acesso ao sistema é pessoal, intransferível e de inteira responsabilidade do participante.
9 - Em caso de perda, como o participante fará para recuperar a senha?
A recuperação da senha será feita no endereço eletrônico https://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao e será encaminhada por e-mail ou SMS, informados pelo próprio participante no momento da inscrição. O participante deverá informar o número de seu CPF e sua data de nascimento.
10 - Como se dará a confirmação da inscrição?
Para os participantes não isentos, a inscrição será considerada válida após a confirmação do pagamento - no valor correto, no prazo estabelecido e com o boleto gerado no sistema de inscrição e/ou acompanhamento. Para os participantes que declararem carência socioeconômica, a inscrição será considerada válida se confirmada a carência. O comprovante da inscrição do participante estará disponível no endereço eletrônico https://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao, sendo de responsabilidade exclusiva do participante acompanhar a situação de sua inscrição.
11 - O participante receberá cartão de confirmação?
Sim, pelos Correios, no endereço informado no ato da inscrição. O cartão de confirmação poderá também ser impresso na página de acompanhamento da inscrição do exame. Esse documento contém o número de inscrição, data, hora e local onde serão realizadas as provas, a indicação dos atendimentos diferenciados ou específicos, da opção de língua estrangeira e da solicitação de certificação.