Um livro paradidático distribuído pela rede municipal de educação do Recife (PE) em 2010 gerou polêmica ao tratar da educação sexual para crianças. No material, entregue para estudantes com idade entre 6 e 8 anos, há diálogos como: "O pênis do papai fica duro também? Algumas vezes. E o papai acha muito gostoso" ou "Aqui é o seu clitóris, que faz as mulheres sentirem muito prazer ao ser tocado, porque é gostoso". O livro integrava o kit escolar das escolas municipais.
As ilustrações que acompanham os textos mostram, por exemplo, meninas e meninos se masturbando. "A verdade é que essa brincadeira não causa nenhum problema", diz o texto. Toda a polêmica está contida no livro Mamãe, como eu nasci?, escrito por Marcos Ribeiro com ilustrações de Bia Salgueiro.
Diante da denúncia de um vereador sobre a obra em 2010, a Secretaria de Educação do Recife determinou o recolhimento dos 20 mil exemplares distribuídos pela rede escolar e orientou professores e diretores das escolas a pedir aos alunos a devolução dos livros.