Televisão de tubo
Na década de 20, um receptor de imagens e sons equipado com um tubo foi o primeiro desenho da televisão. No início, as transmissões eram feitas em preto e branco, e o passar dos anos agregou evoluções como imagens coloridas e, por último, imagens em alta definição.
Mas foram justamente essas novas tecnologias que colocaram o tubo de imagem na lista dos aparelhos obsoletos, como enumera o CIO do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R), Carlos Sampaio.
Em 2016, com o encerramento das transmissões analógicas no Brasil, é possível que esses televisores sejam cada vez mais substituídos por TVs de LCD, Plasma ou LED, mais finas e com alta resolução - ainda que seja viável receber o sinal digital com a ajuda de conversores.
Segundo o pesquisador de Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Pedro Augusto, as TVs analógicas já são produzidas em uma escala menor, e sua presença nos lares deve ser reduzida em pouco tempo. "Com o barateamento, a alta tecnologia se torna cada vez mais acessível", justifica.
foto: Getty Images