Celulares analógicos

Desde 2010, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os celulares analógicos estão extintos no Brasil. A tecnologia AMPS, com sistema analógico, inaugurou a primeira geração de celulares. Os usuários podiam fazer apenas chamadas de voz - hoje em dia, com os smartphones, as funções são inúmeras, incluindo mensagens de texto e conexão a internet.

Além disso, os aparelhos eram mais robustos e pesados, com baterias que duravam menos tempo. O AMPS foi utilizado em conjunto com as tecnologias TDMA e CDMA.

O sistema analógico recebia o sinal de áudio e o transformava em pulso eletrônico. A rede tinha menos capacidade para dados e era mais sujeita a falhas na ligação. Foi substituído pelo sistema digital, após a migração das operadoras para o sistema GSM.

Segundo o pesquisador do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Pedro Augusto, a capacidade de transmissão mais rápida e a qualidade do sinal levaram a mudança. "Foi uma substituição rápida. Nem todo mundo teve celular analógico", lembra.

foto: AFP