As campeãs do Nobel: veja as universidades com mais prêmios

Criado em 1901, o Prêmio Nobel é um reconhecimento a pessoas que chegaram à excelência em sua atividade e que fizeram o melhor ao seu alcance em prol de uma causa que sirva ao bem da humanidade.

Os prêmios científicos - de Química, de Física e de Medicina ou Fisiologia - são entregues àqueles que, com suas pesquisas, revolucionaram teorias ou geraram conhecimento capaz de transformar a vida das pessoas. Desde partir um átomo a desvendar o DNA, os laureados com o Nobel contribuíram com o avanço das tecnologias e ajudaram a construir o que hoje conhecemos como ciência.

Se os Prêmios Nobel são a materialização do ponto máximo que um cientista pode alcançar em sua carreira, eles são também símbolo de status e prestígios para as universidades que desenvolvem as pesquisas premiadas. Além de locais de ensino, estas instituições são centros de pesquisa e diversidade, onde a capacidade do aluno vale mais que sua possibilidade - ou não - de pagar as mensalidades e onde seu potencial é mais importante que sua nacionalidade.

Com histórias variadas, o que todas estas universidades têm em comum é a farta distribuição de bolsas, as trocas culturais entre estudantes e a busca constante pelo conhecimento. Conheça aqui as instituições que mais ganharam a láurea no mundo, de acordo com informações do comitê do Nobel.