Inscrições para o Mais Médicos terminam nesta quarta; veja como se candidatar
Os médicos brasileiros terão prioridade na seleção, segundo o governo federal
As inscrições para o programa Mais Médicos se encerram nesta quarta-feira, 31. Estão disponíveis 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios em todas as regiões do Brasil.
Podem participar médicos brasileiros registrados no Brasil, que segundo o governo federal, terão prioridade na seleção, além de médicos brasileiros que se formaram no exterior e médicos estrangeiros - estes últimos serão alocados em vagas não ocupadas por médicos com registro no País. A previsão é de que os profissionais comecem a atuar no fim de junho.
Conjunto de incentivos
O governo preparou incentivos para a permanência dos profissionais no programa. Aqueles que forem alocados em regiões de extrema pobreza e vulnerabilidade, de acordo com o edital, receberão um percentual maior. Confira os benefícios:
- Oportunidade de especialização em Medicina de Família e Comunidade e mestrado em Saúde da Família;
- Médicos alocados em regiões de vulnerabilidade poderão receber incentivo de até R$ 120 mil, equivalente a 20% do total recebido no período, se permanecerem por 48 meses no programa;
- Médicos formados pelo FIES poderão receber até R$ 475 mil de incentivos;
- Profissionais que se tornarem mães durante o período de atuação terão a licença maternidade de 6 meses com complemento do valor pago pelo INSS para alcançar o valor total da bolsa do Mais Médicos - o mesmo se aplica aos pais, mas a licença é de 20 dias.
Como se inscrever no Mais Médicos
Para se inscrever, basta que o profissional acesse o Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) até o dia 31 de maio, ou por meio do site oficial do programa. Após a validação da inscrição, que ocorrerá de 01 a 05 de junho, os candidatos poderão indicar até dois locais de atuação da sua preferência.
Na alocação dos profissionais, serão considerados critérios relacionados à titulação, formação e experiência prévia no projeto. E, para desempate, terão prioridade os candidatos de residência mais próxima do local de atuação no Mais Médicos, aqueles com maior tempo de formado e aqueles de maior idade.
Depois de selecionado, o profissional deverá atuar por quatro anos no programa. O prazo é prorrogável pelo mesmo período.