Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Inscrições para segunda fase do ProUni começam amanhã; saiba como se candidatar

Programa oferece bolsas de estudo integrais ou parciais em faculdades particulares de todo o país

26 jun 2023 - 15h57
(atualizado às 16h02)
Compartilhar
Exibir comentários
As inscrições devem ser realizadas por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, no site do Ministério da Educação (MEC).
As inscrições devem ser realizadas por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, no site do Ministério da Educação (MEC).
Foto: Ache Concursos

Interessados em participar da segunda edição do Programa Universidade para Todos (Prouni) têm a partir desta terça- feira, 27, para se inscrever. A iniciativa do governo federal oferece bolsas de estudo integrais ou parciais em faculdades particulares de todo o país. O prazo para as candidaturas se estende até o 30 de junho. 

A consulta das bolsas para o segundo semestre de 2023 já está disponível no site do Ministério da Educação. 

Para participar do ProUni, é necessário ter realizado o Enem em 2021 ou 2022 e obter uma pontuação mínima de 450 pontos na prova, além de não ter zerado a redação. Mesmo que atingirem as pontuações, os estudantes que não terminaram o Ensino Médio e prestaram a prova como treineiros, ou seja, para fins de autoavaliação do conhecimento ou como preparo para prova não podem concorrer às vagas. 

A divulgação da aprovação dos inscritos na primeira chamada da modalidade regular está previsto para o dia 4 de julho, já a segunda chamada, para 24 de julho. 

Para a repescagem dos participantes que ficaram na lista de espera para pleitear uma vaga, é importante que o candidato manifeste interesse pela bolsa dentre os dias 14 e 15 de agosto. O resultado da lista de espera está previsto para o dia 18 de agosto.

O que é o ProUni? Quem pode participar?

O ProUni oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior.

As bolsas integrais são bolsas de estudo que cobrem 100% do valor da mensalidade do curso. Elas são destinadas aos estudantes com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo.

Já as bolsas parciais são bolsas de estudo que cobrem 50% do valor da mensalidade do curso. Elas são destinadas aos estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários mínimos.

Desde o segundo semestre de 2022, o ProUni passou a aceitar estudantes de colégios particulares sem bolsa de estudo, além dos estudantes da rede pública.

Também podem participar do ProUni os professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso não há requisitos de renda, mas o professor concorre exclusivamente a bolsas em cursos de licenciatura.

Para se manter no ProUni, é necessário ter um bom desempenho acadêmico durante toda a graduação, caso contrário o estudante pode ter o benefício cancelado.

Todos os estudantes de baixa renda que terminaram o ensino médio e fizeram as provas do Enem nos últimos dois anos podem se inscrever no ProUni, inclusive quem estudou em escola particular.

Como fazer a inscrição?

Para fazer a inscrição no ProUni, o estudante deve acessar o site oficial do programa. Na plataforma gov.br, o candidato deve fazer o cadastro e preencher todas as informações. Caso o candidato já possua cadastro, é só digitar CPF e senha.

Depois da inscrição, o estudante deve escolher, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno em que deseja estudar. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Diariamente, o sistema do ProUni calcula a nota de corte, que é a menor nota para ficar entre os potencialmente pré-selecionados, de cada curso, com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos por modalidade de concorrência.

Segundo o MEC, a nota de corte é usada como referência para auxiliar o candidato no monitoramento da inscrição. Ela não é garantia de pré-seleção para a bolsa ofertada.

O processo seletivo é feito com base na nota do Enem e na sua situação socioeconômica. O sistema do ProUni seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados, de acordo com o número de bolsas disponíveis em cada curso.

Cotas no ProUni

O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo pode optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas assim que fizer a inscrição no ProUni.

Cronograma do ProUni 2023/2

  • Inscrições: de 27 a 30 de junho
  • Primeira chamada: 4 de julho
  • Segunda chamada: 24 de julho
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade