Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Alexa' da educação: como assistente virtual pode ajudar no aprendizado de idiomas

Tecnologia permite a interação entre professores e alunos em tempo real

16 jun 2023 - 05h00
(atualizado em 21/6/2023 às 21h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Avatar da nova inteligência artificial da International School
Avatar da nova inteligência artificial da International School
Foto: Foto: Jonas Almeida/International School

Conversação, compreensão e leitura são momentos importantes do aprendizado de um novo idioma, que podem ganhar um suporte extra daqui pra frente. Assistentes virtuais acionados por voz, como a Alexa, por exemplo, começam a ser testados como ferramenta de ensino.

Não irão substituir os professores, mas poderão ser acionados exatamente quandos os "teachers" ("professores", em inglês), não estiverem disponíveis.

"Com a utilização dos assistentes virtuais, o estudante pode receber explicações complementares sobre o conteúdo disponibilizado pelo professor e obter feedback imediato sobre seu desempenho em provas ou nos exercícios", destaca o pesquisador Rafael Leonardo, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE/UFRGS). 

Para o pesquisador do uso de tecnologias no âmbito educacional, a inteligência artificial tem grande potencial de transformar a forma como os professores ensinam e como os estudantes aprendem. E são os assistentes virtuais um exemplo representativo disso, uma vez auxiliam também:

  • Na criação de planos de aulas dos professore;
  • Na correção dos exercícios dos estudantes;
  • Na adaptação dos conteúdos de acordo com as necessidades dos alunos. 

Rafael pondera, no entanto, que os professores sejam capacitados a usar essas ferramentas e, mais do que isso, que as limitações da tecnologia sejam verificados. É o caso, por exemplo, de não se levar em conta o sotaque as variações na pronúncia de uma palavra ou outra. 

"Além disso, não podemos excluir o professor desse processo de aprendizagem, já que o professor pode auxiliar e orientar o estudante a desenvolver competências relacionadas à comunicação", reforça. 

Ferramenta em fase de testes

Uma dessas ferramentas já está sendo testada em sala de aula. A ISA é um alto-falante inteligente, acionado por comado de voz, que justamente se propõe a auxiliar os professores em sala de aula.

Essa tecnologia ainda está em período de testes, mas o professor Jorge Alberto de Paula César, do Programa Bilíngue da International School no Instituto Alpha Lume, São José dos Campos (SP), garante que há um bom potencial de uso em sala de aula.

"Em sala, o professor poderá agilizar sua aula com o auxílio da ISA Box, identificando tópicos pertinentes às aulas, exercícios de fixação, áudios e/ou vídeos para determinado assunto", destaca ele, que não descarta a competência humana no ensino.

A ferramenta foi apresentada pela International School no Bett Brasil, feira de tecnologia e educação que aconteceu em São Paulo no mês de maio. Segundo Jefferson Feitosa, head de Marketing da instituição, a ideia é que nesse primeiro momento a assistente virtual auxilie em atividades repetitivas, como exercícios de repetição de palavras e correções de provas.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade