Jovens de baixa renda ganham bolsas de graduação em tecnologia
Iniciativa do Instituto IT Mídia já beneficiou cerca de 700 estudantes
O Instituto IT Mídia, por meio do Programa Profissional do Futuro, concedeu, em 2023, 45 novas bolsas de estudo exclusivas para jovens de baixa renda de São Paulo. A iniciativa tem como objetivo capacitar esses estudantes para o mercado de tecnologia, que sofre com a falta de mão-de-obra qualificada.
Os cursos de graduação de dois anos são realizados na FIAP. As bolsas de 2023 foram distribuídas para os seguintes cursos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais, Data Science, Defesa Cibernética, Gestão da Tecnologia da Informação, Inteligência Artificial, Sistemas para Internet, Tecnologia em Inteligência Artificial e Computação em Nuvem.
As mulheres marcam presença
Neste ano, 35% da turma é composta por mulheres. De acordo com o diretor-geral do Instituto IT Mídia, Vitor Cavalcanti, apesar de ser um avanço, ainda é um caminho a ser percorrido.
“A área de tecnologia é composta principalmente por homens e queremos contribuir para a mudança desse cenário. Temos aprimorado o processo seletivo para incluir mais mulheres e trabalhado muito próximos às instituições parceiras ― onde são selecionados os alunos ― a estimularem as jovens a ingressarem em carreiras de Exatas”, analisa Vitor.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão. Conheça nossas soluções e entre em contato.