Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Livro é devolvido com 119 anos de atraso para biblioteca nos EUA

Obra sobre a eletricidade é uma das pioneira quando o assunto começava a surgir entre os estudiosos

11 jul 2023 - 11h04
(atualizado às 13h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Livro retorna para biblioteca após pouco mais de um século sumido nos EUA.
Livro retorna para biblioteca após pouco mais de um século sumido nos EUA.
Foto: Peter Pereira/The Standard-Times via AP

O livro An Elementary Treatise on Electricity, (em português, Um Tratado Elementar sobre Eletricidade), de James Clerk Maxwell, foi devolvido para uma biblioteca nos Estados Unidos  após 119 anos de atraso. A obra que fala sobre eletricidade estava entre a pilha de livros doados para compor o acervo bibliográfico. A informação é da agência de notícias independente Associated Press.

Quem percebeu que se tratava de um livro raro foi Stewart Plein, curador de livros raros da Biblioteca da Universidade da Virgínia Ocidental. Ele entrou em contato com a bibliotecária de coleções especiais em New Bedford, Jodi Goodman, para falar sobre a descoberta.

A partir disso, foi constatado que a obra sobre eletricidade foi retirada da Biblioteca Pública de New Bedford, no dia 14 de fevereiro de 1904. A obra foi publicada pela primeira vez em 1881, quando as pessoas eram aspirantes dos assuntos sobre eletricidade.

Ainda surpresa, Olivia Melo, diretora da Biblioteca Pública de New Bedford, disse que nunca receberam na biblioteca livros com tantos anos de atraso assim e que o comum são de 10 ou 15 anos demora. 

Apesar de pouco mais de um século “sumido”, o livro estava em ótimo estado de conservação.  "Ele voltou em condições extremamente boas", revelou. 

Para além do conteúdo, Olívia comenta que o livro é uma espécie de testemunho da palavra impressa."O valor do livro impresso é que ele não é digital, não vai desaparecer. Ao segurá-lo, você tem a sensação de que alguém teve este livro há 120 anos e o leu, e aqui está ele em minhas mãos", explicou.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade