Livro reúne dicas para mudar relação das crianças com estudo
Obra traz orientações aos pais em assuntos como acesso à tecnologia e autoestima da criança
A escola é uma fase de muitas dúvidas, tanto para as crianças quanto para os próprios pais. Como fazer com que a filha ou o filho se interesse pelos estudos, ou como incentivá-los e aumentar sua autoestima podem ser grandes dilemas. Pensando nisso, Roberta e Taís Bento (mãe e filha, respectivamente) lançaram o livro Socorro, Meu Filho Não Estuda.
Siga Terra Educação no Twitter
Siga Terra Notícias no Twitter
Destinado a pais e mães que buscam meios de ajudar seus filhos a lidar com os estudos, a obra traz dicas e orientações práticas baseadas na neurociência cognitiva. As educadoras tentam decifrar as descobertas sobre o funcionamento do cérebro e como aplicá-las na rotina das crianças.
Entre alguns pontos abordados estão como elevar a autoestima para aprender melhor, a importância dos fatos e processos na memória de longo prazo, a noção de responsabilidade e como lidar com a tecnologia nessa fase.
Em um dos trechos, as autoras também mostram que a confiança e participação dos pais é fundamental para o bom desempenho escolar. “Caso você esteja empenhado em melhorar a autoestima de seu filho, pode também combinar com ele que terá livre acesso à internet e equipamento durante seus estudos, pois confia que ele saberá usar o equipamento para auxiliar na lição de casa. Você revisa o trabalho final e, caso tenha cumprido todo a lição que tinha a fazer, não há porque restringir ou controlar o uso do equipamento nos momentos de estudo.”