Mãe e filha recebem diploma juntas após dividirem sala na faculdade: "Escolhemos juntas"
Wythoria Christiny e Vanderlucia Lima estudaram juntas e agora trabalham na mesma escola
Uma história em particular ganhou destaque em meio ao evento de colação de grau dos alunos dos cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas, Zootecnia e Química da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Wythoria Christiny, de 26 anos, viveu um momento de emoção e felicidade ao receber o diploma junto com a mãe, Vanderlucia Lima, de 48.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A cerimônia de formatura foi a conclusão de um sonho que começou com a mãe e terminou com as duas lado a lado. Embora tivesse o magistério e desse aulas no município, Vanderlucia teve que interromper os estudos há 20 anos para cuidar dos filhos e, até então, não havia alcançado o diploma de nível superior.
"Escolhemos juntas [o curso]. Pois era o sonho de minha mãe e também passou a ser o meu sonho. Como começamos ao mesmo tempo, a turma era a mesma [durante todo o curso]", disse Wythoria ao Terra.
Essa trajetória, no entanto, enfrentou obstáculos e precisou de muita união para ser concluída. Elas ingressaram juntas na universidade em 2015 e lidaram com desafios como a pandemia, deslocamento diário e limitações decorrentes das duas gestações de Wythoria.
Para superar as adversidades e conquistar o sonhado diploma de pedagogia, não faltou apoio entre mãe e filha. Conforme Wythoria conta, elas fizeram todos os trabalhos de faculdade juntas ao longo dos quase nove anos.
A parceria também foi relembrada por Vanderlucia após a colação de grau.
"Nós estudávamos juntas, dividimos as apostilas e nos apoiamos mutuamente", destacou, em contato à equipe da Uneal.
O momento único na vida foi resumido por Wythoria com uma mistura de sentimentos positivos: "Alegria, felicidade e gratidão a Deus".
Agora, essa parceria continuará de uma maneira um pouco diferente. Mãe e filha são professoras na Escola Municipal de Educação Básica Maria do Carmo, em Santana do Ipanema.
Segundo Wythoria, a troca de ideias e experiências segue na vida profissional.
"Trabalhamos na mesma escola. Sempre nos ajudamos com dicas e principalmente conselhos", completa.