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Magalu e AliExpress firmam parceria histórica para venda de produtos

Com o acordo inédito, produtos do marketplace asiático estarão disponíveis na plataforma da varejista brasileira para compra

24 jun 2024 - 19h36
(atualizado às 23h21)
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Magazine Luiza e AliExpress firmaram, em reunião nesta segunda-feira (24) em Guangzhou, na China, um acordo inédito que visa impulsionar ambos os negócios. Pela primeira vez na história do grupo chinês, o marketplace venderá produtos em uma plataforma de terceiros.

Foto: Danilo Berti/Canaltech / Canaltech

Segundo Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza, a parceria é inédita e visa acelerar a "nossa estratégia de diversificação de categorias e de aumento da frequência de compra, além de impulsionar nosso marketplace".

Basicamente, o AliExpress — que faz parte do grupo chinês Alibaba — venderá seus produtos na plataforma Magalu, algo que o setor conhece como "cross border". Esse termo significa comercialização de produto por países diferentes — ou seja, o grupo chinês deve vender produtos diretamente do Brasil, por meio da plataforma da Lu.

"Serão disponibilizados produtos das mais diversas categorias do AliExpress, que são absolutamente complementares ao sortimento do Magalu, aumentando significativamente nosso catálogo. O objetivo é acelerar a estratégia do Magalu na diversificação de categorias e aumento de frequência de compras", disse Trajano.

Produtos da linha Choice no Magalu

O AliExpress informou que, no momento, apenas os produtos da linha "Choice" serão vendidos na plataforma do Magazine Luiza. As ofertas envolvem desde peças de vestuário a ferramentas e acessórios. São praticamente mercadorias de diversas marcas com controle total do Ali, desde o estoque, venda e logística, que tem foco no "custo-benefício e velocidade de entrega".

O Magalu também venderá produtos do estoque próprio na plataforma do AliExpress no Brasil. Serão vendidos, inicialmente, itens das categorias de bens duráveis. São mercadorias 1P — com estoque próprio do Magalu.

"É inédito o fato de estar disponibilizando os produtos de 1P do Magalu no AliExpress. Somos líderes de 1P no comércio eletrônico brasileiro dentre em todas as categorias. Serão vendidos inicialmente bens duráveis de diversas categorias", explica Trajano.

Remessa Conforme e impostos

Trajano também afirmou que os produtos do AliExpress vendidos no Brasil respeitarão as diretrizes do Remessa Conforme, visando impulsionar a operação "cross border" da companhia.

Porém, o executivo não detalhou como vão ficar os preços dos produtos do AliExpress após passarem pelas regras do programa do governo brasileiro. Contudo, o executivo explicou que os impostos a serem pagos serão os mesmos que os clientes já pagam no site próprio do parceiro chinês.

Frederico Trajano, CEO do Grupo Magazine Luiza (esquerda), assina acordo com Kai Li, CEO LATAM do AliExpress (direita), em encontro na China (Imagem: Magalu/ Divulgação)
Frederico Trajano, CEO do Grupo Magazine Luiza (esquerda), assina acordo com Kai Li, CEO LATAM do AliExpress (direita), em encontro na China (Imagem: Magalu/ Divulgação)
Foto: Canaltech

"Os produtos do AliExpress serão trazidos para o Brasil através do nosso certificado Remessa Conforme do Magalu, expedido em dezembro do ano passado, respeitando as diretrizes do governo. Além disso, serão aplicadas novas taxas de importação que foram aprovadas", disse Trajano na coletiva.

Magalu e AliExpress iniciaram as conversas no final do ano de 2023, e o CEO do Magalu espera colocar o projeto "Muralha Cross Border" em prática até o terceiro trimestre deste ano.

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