Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mascar chiclete ajuda a melhorar o desempenho nas provas?

Estudos científicos dizem que sim e há professores que recomendam com base em anos de experiência

9 mar 2024 - 15h01
Compartilhar
Exibir comentários

Você sabia que mascar chicletes na hora da prova pode te ajudar a melhorar seu desempenho? Pelo menos, é o que indicam estudos científicos e o que mostra a experiência de diversos professores.

Foto: Canva/Reprodução / Guia do Estudante

O mais interessante é que, ao que parece, mastigar chicletes traz mais de um benefício. Um estudo publicado no "British Journal of Psychology", com base num experimento conduzido na universidade britânica de Cardiff com memorização de números por 38 pessoas, apurou que, entre dois grupos de 19 pessoas, o que mascava chicletes teve maior memorização e resposta mais rápida às questões apresentadas.

+ O método de anotação para quem quer aprender de verdade

Estudos realizados na França mostraram que mascar chicletes na hora da prova reduz a ansiedade e estimula o cérebro , ampliando a circulação sanguínea - e, consequentemente, oxigenando os tecidos cerebrais, o que favorece a memória e o raciocínio . É um efeito semelhante ao da atividade física regular, e que corrobora os resultados britânicos.

O professor Alexandre Linares, que dá aulas de Sociologia no Ensino Médio, em São Paulo, afirma que outra vantagem dos chicletes é acelerar a leitura e a compreensão das questões nas provas. "Mascar chicletes ocupa os maxilares e inibe a subvocalização, o que amplia a velocidade com que se lê as questões, sem prejudicar o entendimento", afirma.

+ Entenda como funciona nossa memória - e aprenda a usá-la de vez

Resumindo, há evidências de que mascar chicletes:

  • Reduz o estresse e a ansiedade inerentes às provas;
  • Facilita a concentração;
  • Ajuda a lembrar dos conteúdos estudados; e
  • Acelera a leitura.

Não faz milagre

Naturalmente, os chicletes dão apenas uma ajudinha para os que se preparam bem, estudando as matérias ao longo do ano.

Para provas longas, como vestibulares ou Enem, que podem durar várias horas, o professor Linares dá orientações abrangentes: "Os vestibulares e o Enem são provas de resistência, que exigem muita preparação prévia. Os alunos devem fazer vários simulados, para irem se familiarizando com as características de cada prova."

Quando se trata de um exame com 4 horas de duração, por exemplo, ele indica a seguinte receita: "Sugiro que o estudante faça paradas de cinco a oito minutos a cada hora de prova. Vá até o banheiro, faça dois minutos de alongamento muscular. Coma uma barra de cereal ou um chocolate e tome água. Pode parecer perda de tempo, mas é fundamental para o estudante retomar a concentração num nível elevado para prosseguir a prova. Mascar chicletes também ajuda a vencer essa maratona. Uma preparação sólida de estudos é fundamental, e uma boa estratégia para o dia da prova pode garantir alguns pontos a mais, que podem ser muito importantes."

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade