Medicina: Revalida será aplicado neste domingo
Médicos formados fora do Brasil precisam fazer a prova para revalidar o diploma estrangeiro e atuar livremente no País
As provas escritas do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) para aqueles que obtiveram diploma no exterior serão aplicadas neste domingo, dia 25, em dois turnos. A prova objetiva ocorrerá entre 8h e 13h (pelo horário de Brasília), enquanto as questões discursivas deverão ser respondidas entre 15h e 18h.
O exame será aplicado em 10 capitais para os 1.772 candidatos que tiveram as inscrições pagas e homologadas: Brasília, Rio Branco, Manaus, Salvador, Fortaleza, Campo Grande, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo.
Pré-teste
O pré-teste do Revalida, que seria aplicado no mesmo dia a estudantes brasileiros do 6º ano de medicina, foi adiado. A nova data para a realização do exame será definida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Ao todo, foram inscritos 2.353 concluintes de medicina pelas 32 instituições de ensino superior, públicas e privadas, que participariam da amostra. No entanto, somente 505 confirmaram a participação no estudo. Este número, segundo a Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes), impede que os resultados do pré-teste atinjam o objetivo de subsidiar a subcomissão de Revalidação de Diplomas Médicos em suas decisões.
O Inep continuará o diálogo com as instituições de ensino superior para definição de nova data para a realização do estudo, que segundo os especialistas, é de fundamental importância para a qualificação do exame. Segundo a Subcomissão de Revalidação de Diplomas Médicos a previsão é que no próximo ano o Revalida ocorra ainda no primeiro semestre, o que permitirá a adequação do calendário para a aplicação do pré-teste.
Revalidação do diploma médico | |