Menina descoberta por Glória Maria tira 960 na redação do Enem e quer seguir passos da jornalista
Hoje com 18 anos, Mirella Archangelo dedica ao vídeo que viralizou as oportunidades de estudo que surgiram
Oito anos atrás, Mirella Archangelo, na época com 11 anos, viralizou nas redes sociais por uma brincadeira de criança - mas que tratava de assunto sério. Assumindo o papel de uma repórter, Mirella denunciava a quantidade de buracos na rua onde morava com a família, em Ribeirão Preto (SP). Os irmãos menores tomavam parte como cinegrafista e entrevistados. A equipe amadora ganhou as redes sociais e chegou à televisão, com direito a Mirella ser entrevistada pelo ícone do jornalismo Glória Maria.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Foi depois disso que Mirella decidiu que queria ser jornalista. Agora, ela está mais perto desse sonho: tirou 960 na redação do Enem e, com a nota, acredita que consegue ingressar em uma faculdade particular pelo ProUni. "Eu quero ficar na minha cidade. E na minha cidade, infelizmente, não tem faculdade pública de Jornalismo", conta.
Àquele episódio viral de 2017, Mirella é grata por muita coisa. Após a visita de Glória Maria, conseguiu uma bolsa de estudos em uma escola particular e, depois, uma bolsa no cursinho pré-vestibular. Além, é claro, pelo gosto pela profissão que, aos poucos, já começou a seguir.
"Depois que o vídeo viraliza, eu e os meus irmãos começamos a diariamente fazer outros vídeos, mostrando outros pontos do meu bairro. E aí, eu comecei a perceber que essa parte da comunicação me interessava muito", conta.
Antes do vídeo, Mirella diz que queria fazer Letras. A aptidão com as palavras é requisito para ambos os cursos e, por sua nota de redação, já é possível ver que é algo que Mirella tem. Talento à parte, a estudante considera que o resultado foi fruto de muita dedicação nos estudos.
"Essa nota é reflexo das oportunidades e as portas abertas que eu tive durante essa minha trajetória de ensino. Mas é isso, é você se dedicar, fazer pelo menos uma redação por semana, sempre reler redações antigas, é estar naquela prática constante", define.
Mini Glória Maria
Ao detalhar os seus sonhos enquanto aspirante a jornalista, Mirella acaba descrevendo traços da carreira de Glória Maria.
"Eu quero fazer uma carreira internacional, fazendo reportagens no exterior. Quero muito viajar, conhecer novas culturas, novas culinárias. Eu gosto muito dessa parte cultural, muito dessa parte de conhecer novos lugares. Esse que é o meu sonho alto, o que eu pretendo ter na carreira de jornalismo", resume.
Se tudo der certo, Mirella vai ter um passaporte tão carimbado quanto o de sua inspiração: a jornalista Glória Maria, que morreu em 2023, aos 73 anos, passou por 163 países a trabalho, segundo contou em uma entrevista ao programa Altas Horas, dada em 2019.