Novo Ensino Médio: MEC quer consultar estudantes por WhatsApp
Plano faz parte da consulta pública aberta para ouvir os afetados pela reforma do Ensino Médio. Audiências públicas e oficinas também estão previstas
O MEC (Ministério da Educação) quer ouvir estudantes sobre o Novo Ensino Médio pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, o objetivo da pasta é conversar com até 100 mil jovens, dos 7,9 milhões matriculados nesta etapa da educação básica.
A iniciativa faria parte da consulta pública aberta pelo MEC no início de março para debater o tema com os entes envolvidos. Segundo a portaria que a instituiu, a consulta também envolveria oficinas, seminários, pesquisas e outras atividades. O prazo para realização é de 90 dias e, até o momento, professores e estudantes ainda não foram ouvidos.
A ideia é que o diálogo com os estudantes via WhatsApp seja uma via complementar, uma vez que as audiências públicas não conseguirão alcançar todos os estados brasileiros. Encontros regionais também são cogitados como forma de contornar a limitação.
Implementação do Novo Ensino Médio está suspensa
Camilo Santana anunciou, nesta semana, uma portaria que suspende a implementação do Novo Ensino Médio nas escolas de todo o país após críticas de entidades estudantis, especialistas e professores à implantação do modelo. O argumento é que o Novo Ensino Médio acirra as desigualdades na educação.
A suspensão no cronograma da reforma tem prazo de validade: ela acaba junto com a consulta pública aberta para discutir o modelo, em 90 dias.
O Novo Ensino Médio passou a ser implementado oficialmente no início de 2022, começando pelo primeiro ano do Ensino Médio. O planejamento inicial previa a finalização em 2024, abrangendo os três anos desta etapa de ensino.