'Nunca é tarde demais': homem devolve à biblioteca livro emprestado há 96 anos
O livro 'A History of the United States' foi emprestado em 1927 e deveria ter sido devolvido, no máximo, em duas semanas
Um homem devolveu um livro à Biblioteca Pública de Santa Helena, na Califórnia, nos Estados Unidos, 96 anos depois do empréstimo. A obra A History of the United States (Uma História dos Estados Unidos, em tradução para o português), que foi emprestado em 1927, deveria ter retornado ao local no prazo de, no máximo, duas semanas.
Nas redes sociais, a biblioteca comemorou a devolução. "Isso é incrível! Há 96 anos, alguém tirou este livro de nossa biblioteca. Isso só mostra que nunca é tarde demais para se devolver um livro da biblioteca", escreveu no Instagram no dia 18 de maio.
Segundo contou a biblioteca à rede de televisão CBS News, o homem que fez a devolução não se identificou no momento da entrega nem explicou se conhecia a pessoa que pegou o livro emprestado na época. Mas, dias depois, após a repercussão do caso, um homem, chamado Jim Perry, ligou para o local dizendo que foi ele que devolveu o livro e que acredita que a obra foi retirada por seu avô John McCormick, que morreu em 1936.
Perry disse à biblioteca que estava fazendo uma "limpeza" e encontrou a obra em uma pilha de livros antigos e decidiu devolvê-la.
O livro ficará exposto na entrada do estabelecimento e será protegido por um vidro. A multa de US$ 1,7 mil (quase R$ 8,5 mil, na cotação atual) pelo atraso na devolução não foi cobrada do homem.