O filme que explica a crise econômica mundial de 2008
A Grande Aposta aborda os eventos que levaram à crise financeira, é didático e com uma boa dose de humor
A tarefa à qual o diretor norte-americano Adam McKay se propôs não era das mais simples: transformar os eventos que antecederam a eclosão da crise econômica mundial de 2008 em uma comédia de humor ácido. Pois o resultado de A Grande Aposta surpreende não apenas pelo fato de o filme ser bem-sucedido em sua proposta cinematográfica como ainda conseguir ser didático abordando um tema tão complexo.
A origem da crise está ligada aos empréstimos que os bancos norte-americanos concederam a milhões de clientes para comprar as suas casas, os chamados créditos imobiliários. Mesmo sabendo que muitas dessas pessoas não tinham capacidade financeira para pagar a dívida, os bancos autorizaram a liberação desses créditos, em operações pouco transparentes.
Alguns investidores atuantes no mercado financeiro perceberam que a situação no futuro se tornaria insustentável. Havia a intuição de que, em determinado momento, os devedores não conseguiriam pagar as hipotecas, o que provocaria uma reação em cadeia com potencial para quebrar o sistema bancário.
+ Filme 'Eu, Daniel Blake' fala de desemprego e direitos na globalização
É aí que entram os protagonistas de A Grande Aposta. No filme, acompanhamos alguns especialistas em investimentos que ganharam fortunas prevendo a ruína da economia norte-americana. Michael Burry, vivido por Christian Bale, por exemplo, trabalha em um fundo de investimento e decidiu apostar milhões na aquisição de um seguro contra a quebradeira do mercado. Mesmo sendo taxado de louco, a história mostra que ele estava certo.
Além de personagens carismáticos e da narrativa envolvente, A Grande Aposta lança mão de certas sacadas que conferem mais graça à trama. Quando conceitos mais complicados entram em cena, o filme faz uma pausa na narrativa e introduz celebridades, como a atriz Selena Gomez, que explicam as situações de forma direta para o espectador, lançando mão de metáforas bem humoradas.
Essas intervenções, naturalmente, não são suficientes para que a audiência saia do filme dando aulas sobre o mercado financeiro, mas o recurso é de grande utilidade para o espectador entender muito bem a trama ( e para você ampliar a compreensão sobre a crise financeira de 2008). A partir desse entendimento geral, é possível perceber como as engrenagens da maior economia mundial são movidas por investidores inescrupulosos e pela especulação financeira, em uma estrutura que por vezes se assemelha a um grande cassino. O problema é que, quando a banca perde, o resultado é a recessão, o desemprego e o aumento da miséria, com repercussões sobre toda a sociedade. E como mostra a realidade, num sistema global integrado como o que existe atualmente, a crise ignorou fronteiras e se espalhou pelos quatro cantos do mundo.
A Grande Aposta
Direção | Adam McKay
Ano | 2015
Disponível na Netflix e Prime Vídeo
Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!