"O jeito foi chorar", diz professor aposentado que foi aplaudido por alunos
Jacy Silveira Nunes, de 60 anos, viralizou na web por receber homenagem de crianças
Homenageado por alunos e colegas no dia de sua aposentadoria, o professor Jacy Silveira Nunes, de 60 anos, conta que foi surpreendido, e não imaginava que receberia tanto carinho em sua despedida em uma escola. Ele, que lecionou Matemática, História e Geografia por 35 anos, também não esperava que a demonstração de respeito e carinho fosse viralizar na internet.
Um vídeo que circulou nas redes sociais na última semana mostra Jacy saindo da sala de aula e sendo recebido por um longo "corredor humano" formado pelos alunos da escola David Gomes, de Ibatiba, no Espírito Santo. Além das crianças, outros professores e membros da direção da escola também aplaudiram Jacy. A despedida aconteceu no dia 23 de junho.
"Eu não estava preparado, foi uma surpresa. Não desconfiava de nada, dei a última aula normalmente. No momento, fiquei admirado com tanto carinho e consideração por mim. O que eu senti é inexplicável, o jeito foi chorar", lembra o professor em entrevista ao Terra. Ele diz que a surpresa foi preparada pelos alunos do 5º ano, pela direção e equipe pedagógica.
Apesar de inesperada, a surpresa aconteceu como resultado de admiração mútua entre o professor e seus alunos. Segundo Jacy, a relação sempre foi boa: "Sempre foi a melhor possível. Uma aula com alegria e propósito do que seria ensinado a cada dia".
Na despedida, além da homenagem, ele recebeu diversos presentes. "Recebi chocolate, inúmeras cartas e presentes deles. As cartas falam da relação de professor e aluno, li a primeira e chorei, pois o aluno fez um agradecimento, falou do que representei para vida dele. Ainda vou ler todas as cartas", conta.
Dos 35 anos em que passou nas salas de aula, Jacy diz que os alunos são a parte que mais fará falta. "Eles vão todos os dias em busca de conhecimento, para um futuro melhor na vida. A Educação é base para formar um cidadão crítico e consciente dos direitos e deveres. Estudar é o início de uma vitória, e é possível para todos. Conhecimento, cidadania e humildade, são alicerces para quem vencerá".
Após a repercussão do vídeo na internet, Jacy resolveu publicar o próprio vídeo, como forma de agradecimento. "Eu senti uma alegria no coração, e a melhor maneira de externar seria o vídeo", diz.
Agora aposentado, Jacy diz que irá se dedicar mais à própria família e também pretende viajar mais. Já na primeira semana de aposentadoria, ele viajou para Goiás para participar de uma festa religiosa, com o intuito de agradecer.
"Eu quero estar mais com a família, viajar… E já comecei. Estou em Trindade, em Goiás, na Festa do Divino Pai Eterno, agradecendo por tudo. Inclusive pela repercussão, pois eu não tinha essa intenção, eram apenas registros para a família e netos. Mas creio em Deus, Ele tudo pode. Estou muito feliz em compartilhar esses momentos da minha vida", conclui.