Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"O Pesadelo": entenda a obra de Henry Fuseli

Elementos macabros e improváveis fazem da obra um dos mais impressionantes mergulhos no universo obscuro da psique humana

2 fev 2023 - 16h42
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo o escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe, "O Pesadelo" consagra seu autor, o artista de origem suíça Henry Fuseli (1741-1825), como um dos gênios da pintura. O quadro integra a fase em que o pintor, morando na Inglaterra, abandona os usuais temas literários para privilegiar sua imaginação.

Foto: John Henry Fuseli/Reprodução / Guia do Estudante

No período que se seguiu a seu retorno da Itália, onde viveu de 1769 a 1778, Fuseli concebe obras totalmente desprovidas de temas convencionais, que, aliás, nunca lhe causaram muito interesse. O pintor prefere a complexidade e os limites da psique humana, aquilo que permeia o inconsciente, a imaginação, o sonho.

Da imersão nesse rico universo, nascem suas obras de fundo psicológico. Com "O Pesadelo", o alcance máximo dessa fase, elas conquistam a crítica inglesa, os círculos sociais de Londres e, depois, os acadêmicos internacionais. No quadro, uma mulher é assediada durante o sono por um demônio. Nas lendas medievais, essas criaturas eram chamadas de íncubos: provocavam pesadelos horríveis enquanto engravidavam as mulheres durante a noite. No quadro, ele senta-se sobre o corpo estendido e contorcido da jovem, para o qual volta o olhar, enquanto sorri perversamente.

Todos os elementos da composição denotam o caráter fantasioso da cena: a fantasmagórica cabeça do cavalo que adentra a cena, o demônio sobre a mulher " cuja pele, tão alva, mais parece revestir um corpo inanimado " e até mesmo sua improvável posição durante o sono dão à obra um caráter, muito a propósito, onírico. Suas cores, predominantemente escuras, contrastam de forma abrupta e violenta com o branco presente nas esvoaçantes vestes, na pele e nos cabelos da jovem.

Na tela, ficam evidentes as marcas da obsessão presente na mente do artista, transportadas para a superfície do quadro por meio de pinceladas firmes e exatas.

Nascido em Zurique, Fuseli, cujo nome de batismo é Johann Heinrich Füssli, era filho de pintor, com quem teve as primeiras aulas de arte em meio a um ambiente culto em que florescia o romantismo. Em 1778, radicou-se na Inglaterra, onde se dedicou tanto à pintura quanto à literatura.

O Pesadelo, Henry Fuseli

Técnica - Óleo sobre tela

Tamanho - 76 x 64 cm

Local: Museu de Goethe, Frankfurt (Alemanha)

Esse texto faz parte do especial "100 Obras Essenciais da Pintura Mundial", publicado em 2008 pela revista Bravo!

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade