O que é ano bissexto e por que ele existe? Entenda!
A cada quatro anos, o mês de fevereiro ganha um dia a mais; origem remete à antiguidade romana
O ano bissexto é aquele que tem 366 dias, um dia a mais no mês de fevereiro, como forma de ajustar a volta da Terra ao Sol com o ano civil. A identificação de um ano bissexto é dividindo o número do ano por 4 ou por 400.
2024 é um ano bissexto. Você sabe o que isso significa exatamente? O ano bissexto é aquele que tem 366 dias, um dia a mais no mês de fevereiro. A data se repete de quatro em quatro anos.
O ano bissexto foi adotado para ajustar o ano civil ao ano solar. A primeira adoção foi feita por Júlio César, cerca de 50 anos antes de Cristo, na Roma Antiga. A escolha do mês de fevereiro só ocorreu centenas de anos depois, em 1582, com a adoção do calendário gregoriano. As informações são do blog Espaço do Conhecimento, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Por que existe o ano bissexto?
A duração do ano solar e a do ano civil são diferentes. A Terra leva 365 dias e seis horas para dar uma volta inteira ao redor do Sol (movimento de translação). A soma dessas seis horas 'restantes' ao longo de quatro anos equivale a 24. Ou seja: um dia a mais.
Por que ele é importante?
Se ignorássemos as seis horas a mais que a Terra gasta para completar a volta ao redor do Sol em cada ano, isso provocaria um atraso entre o ano solar e o ano civil. O que signfica que, em 372 anos, ocorreria um atraso de três meses entre o ano solar e o ano civil, provocando uma desconexão entre o real início das estações e as datas do calendário, com impactos também para a atividade agrícola.
Como descobrir se um ano é bissexto?
Para saber qual ano terá um dia a mais é preciso que ele seja divisível por 4. Por exemplo:
- 2024 ÷ 4 = 56
Já os anos centenários, aqueles terminados em '00', a regra é que ele seja divisível por 400. Um exemplo:
- 2000 ÷ 400 = 5