'O Triunfo do Amor': Conheça obra do século 18 que apareceu na abertura dos Jogos Olímpicos
Romance dividido em três atos é do dramaturgo francês Pierre Marivaux; cerimônia aconteceu na tarde desta sexta-feira, 26
A cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024 aconteceu nesta sexta-feira, 26, no rio Sena. Ao longo das apresentações, a história política e cultural francesa foi destaque do momento histórico, inclusive, uma homenagem ao dramaturgo e romancista Pierre Marivaux.
Pierre Carlet de Chamblain de Marivaux é um dos grandes nomes da dramaturgia e da literatura francesa. O romancista possui mais de 30 obras, entre elas, 'Le Triomphe de l'amour' ('O Triunfo do Amor', em português). O livro foi um dos destaques do segmento 'Amours parisiens', que celebrou o amor em Paris durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.
A liberdade de amar não é menos sagrada que a liberdade de pensar.
- Victor Hugo#CerimoniadeAbertura #JogosOlímpicos #Paris2024 pic.twitter.com/UVMCOxkJND
— Jogos Olímpicos (@JogosOlimpicos) July 26, 2024
História da obra
A peça é uma comédia dividida em três atos e conta a história de uma princesa chamada Léonide, que se disfarça de homem e passa a morar na casa de um velho filósofo junto com a irmã dele e o jovem herdeiro de um trono usurpado. O objetivo é fazer com que todos a amem, mesmo em trajes masculinos. Aos poucos, ela vence na arte da conquista e, desta forma, triunfa sobre o amor.
A presença de uma história com uma mulher de elevado status social travestida de homem fez com que Marivaux se tornasse um autor à frente de seu tempo, segundo a plataforma de educação francesa Cyrano Education. Embora não tenha sido uma obra famosa na época em que foi lançada, séculos depois ela se tornou um grande clássico.
'O Triunfo do Amor' já foi interpretado nos palcos, como peças de teatro ou de balé clássico, além de novelas, séries e filmes.