Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O voo do Ovo: por que indicação de livro infantil em prêmio Jabuti é alvo de críticas

Sob protestos, indicação foi defendida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL)

6 nov 2024 - 05h02
Compartilhar
Exibir comentários
Capa do livro infantil "O Voo do Ovo", de Raquel Matsushita, publicado pela PeraBook
Capa do livro infantil "O Voo do Ovo", de Raquel Matsushita, publicado pela PeraBook
Foto: Reprodução

A 66ª edição do Prêmio Jabuti, prestigiado prêmio literário brasileiro, revelou seus finalistas para 2023, premiando obras publicadas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro. No entanto, a indicação de O Voo do Ovo (PeraBook), livro infantil de Raquel Matsushita, provocou críticas e uma polêmica. A obra só chegou às livrarias em 25 de junho, após o prazo de inscrição, que ia de 25 de abril a 13 de junho.

Apesar dos protestos do grupo de editoras independentes Livro Livre, que apontou uma possível falta de clareza nas regras de elegibilidade quanto à data de publicação, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) manteve a indicação, esclarecendo que considera a data de registro e publicação oficial, e não a de eventos de lançamento ou divulgação.

O Voo do Ovo obteve seu ISBN em setembro e foi impresso em novembro de 2023, garantindo sua elegibilidade, segundo a CBL. 

Além de O Voo do Ovo, na categoria Infantil também foram indicados A Menina com os Pés no Chão (Florear Livros), Cabo de Guerra (Santillana Educação), Neguinha, Sim! (Companhia das Letrinhas) e O Menino que Andava sobre Hipopótamos (Estrela Cultural).

Outro título da PeraBook, A Bicicleta do Tempo, inscrito na categoria Juvenil, também foi alvo de questionamento por sua publicação em junho. No entanto, esse livro não avançou para a fase final da premiação.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade