OAB abre inscrições para 10º exame; prova terá filosofia do direito
Pela primeira vez o conteúdo de filosofia do direito foi incluído no edital do exame. A primeira fase será aplicada no dia 28 de abril
O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta sexta-feira o edital de abertura do 10º Exame de Ordem Unificado com a inclusão, pela primeira vez, da área de filosofia do direito entre os conteúdos abordados nas questões. As inscrições, exclusivamente pela internet, foram abertas às 14h de hoje e se estendem até às 23h59min do dia 8 de abril de 2013.
A primeira fase, com 80 questões objetivas, está prevista para o dia 28 de abril e a segunda (prova prático-profissional), deve acontecer no dia 16 de junho de 2013. Houve mudança no horário das provas, que terão início às 13h, seguindo o horário de Brasília, e não mais às 14h, como vinha ocorrendo.
Os candidatos terão cinco horas para responder a todas as questões. Os locais de realização da prova da primeira fase serão divulgados na data provável de 22 de abril de 2013.
O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de direito do último ano do curso de graduação em direito ou do nono e décimo semestres.
Serão três edições do exame neste ano: esta e duas outras nos meses de julho e novembro deste ano. O 11º Exame de Ordem Unificado terá inscrições abertas a partir do dia 12 de julho. A previsão é que a primeira fase seja realizada no dia 18 de agosto e a segunda, 6 de outubro. Já o último Exame de Ordem do ano terá inscrições a partir do dia 4 de novembro de 2013, com a primeira fase prevista para o dia 8 de dezembro e a segunda para 2 de fevereiro de 2014.
Resultado do 9º exame
Segundo a OAB, o resultado do 9º Exame Unificado será divulgado ainda nesta sexta-feira. A expectativa quanto ao resultado é grande, já que na primeira fase a reprovação foi recorde. Segundo dados da OAB, do total de 114.763 candidatos que fizeram a prova, 19.134 conseguiram a aprovação, o que corresponde a um percentual de apenas 16,67%.