Obmep 2024 bate recorde e será realizada em quase 100% das cidades
Com mais de 56 mil escolas participantes, a Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep) bateu recorde e alcança 5.564 cidades brasileiras. Saiba mais!
A Obmep 2024 bateu recorde de escolas e cidades participantes. Neste ano, de acordo com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), participam da olimpíada um total de 56.513 escolas e 5.564 cidades brasileiras. A expectativa é de que 18,5 milhões de estudantes realizem a primeira fase.
A Olimpíada Brasileira de Matemática é a maior competição científica realizada no país. As provas acontecem em duas fases e são aplicadas a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.
Criada em 2005, a Obmep tem como objetivo estimular o estudo da Matemática no Brasil, como também identificar jovens talentos e promover a inclusão social por meio do conhecimento. Participam da avaliação tanto estudantes de escolas públicas quanto de privadas.
Provas da Obmep 2024
Fique por dentro de como serão as provas da Obmep 2024:
1ª fase - Terça-feira, 4 de junho
- Prova com 20 questões objetivas.
2ª fase - Sábado, 19 de outubro
- Prova com 6 questões discursivas.
Nas provas da Obmep, são cobrados conteúdos de Matemática vistos ao longo das fases de ensino, conforme o nível da avaliação. São três níveis:
-
Nível 1: estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental
-
Nível 2: estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental
-
Nível 3: estudantes do ensino médio.
Premiações da Obmep 2024
Os estudantes que forem destaques nas provas da Obmep poderão obter medalhas, certificados de menção honrosa e bolsas de programas de iniciação científica.
Confira a quantidade de prêmios distribuídos na competição:
-
650 medalhas de ouro
-
1.950 medalhas de prata
-
5.850 medalhas de bronze
-
51 mil certificados de menção honrosa
Os estudantes medalhistas garantem a participação no Programa de Iniciação Científica (PIC), que oferece aulas avançadas de Matemática. Além disso, para estudantes da rede pública, são oferecidas bolsas de estudo no valor de R$ 300.
Crédito da imagem
[1] Divulgação / Secretaria de Educação de Barueri (SP)
Por Lucas Afonso
Jornalista