Parceria brasileira leva conhecimento ao Fortnite através da criação de mapa sobre Zumbi dos Palmares no game
Lançamento oficial da novidade, que contribui para o entendimento da história do líder quilombola, está programado para fevereiro
Graças a uma parceria brasileira entre a produtora de jogos Salve Games e ONG de empreendedorismo negro Preta Hub, um dos jogos mais populares do mercado, o Fortnite, será enriquecido com mais conhecimento. No próximo mês, o "modo criativo" do game terá um mapa que ajuda a contar a história do líder quilombola Zumbi dos Palmares. Mais do que um simples game, o mapa alia geografia, história, raciocínio lógico e educação, ampliando a narrativa no mundo dos games.
Uma das pessoas por trás desse projeto é o jornalista e ilustrador brasileiro Alexandre De Maio. Com mais de duas décadas mesclando a linguagem das HQs, a apuração do jornalismo e temas sociais, ele falou em entrevista exclusiva ao Terra por que decidiu desenvolver o mapa do jogo no Fortnite.
“Ao considerar o Fortnite como um destaque no mercado dos games, surgiu a ideia de incorporar a mecânica de defesa de território do jogo com a narrativa de Zumbi dos Palmares. Trazer a história de Zumbi para um jogo é um antigo sonho que agora se torna realidade” disse De Maio, diretor da Salve Games e que também trabalha com desenvolvimento de jogos.
O lançamento oficial do mapa está previsto para fevereiro de 2024 e, segundo o desenvolvedor, o mapa será disponibilizado globalmente para a comunidade. “Além do lançamento, também pretendemos utilizar o jogo em eventos e escolas como forma educativa”, detalha.
No mapa, os jogadores terão a oportunidade de utilizar armas do século 17, como arco e flecha e garrucha, para enfrentar diversas ondas de invasões, refletindo os eventos ao longo das décadas em Palmares. A ambientação inclui uma árvore sagrada e objetos da época, apresentando personagens históricos como Zumbi e sua esposa, Dandara, sendo NPCs [sigla para 'personagens não jogáveis'].
Por ser em formato multiplayer, os jogadores podem se unir para defender Palmares da ação de invasores. Na ambientação, Dandara e Zumbi aparecem para ajudar a conquistar a vitória no jogo, dando itens de cura e novas armas ao decorrer do mapa, auxiliando os jogadores a vencer a guerra.
Game nas escolas
Para levar o jogo para dentro das escolas, a equipe responsável pelo desenvolvimento do mapa está pensando em adaptações sobre o arsenal de armas e equipamentos.
Com 25 anos, Felipe Correia, que é um dos profissionais mais novos envolvidos na produção do mapa, explica que, em sua época de escola, o contato com a história do líder quilombola foi muito superficial e ter a oportunidade de conhecer o Quilombo dos Palmares para produzir o jogo foi uma experiência que marcou a sua vida. “Eu me recordo muito pouco sobre a história de Zumbi dos Palmares sendo contada na escola. Pisar no quilombo, conversar com as pessoas e conhecer de perto a história de Zumbi e Dandara, foi transformador”, relata Felipe Correia.
Em entrevista ao Terra, Nilson Sá Costa Filho, especialista em mídias educativas , explica que o processo de construção de um jogo educativo apresenta desafios conceituais iniciais, centrados na incorporação de uma pedagogia rigorosa. Para ele, é essencial tornar o desafio interessante para os alunos, evitando a simplicidade de jogos de memória.
“Achei muito interessante a ideia que os desenvolvedores tiveram para definir a metodologia e as expectativas de aprendizagem dos jogadores. Só pelo fato de terem vivenciado o quilombo de perto, já é um passo muito importante para ter uma melhor experiência do usuário e sucesso na jogabilidade” , comenta Nilson.
Nilson também explica que o sucesso do jogo dentro das salas de aulas dependerá de como o professor utilizará essa ferramenta inovadora, considerando a variedade de jogos educativos existentes.
A escolha do Fortnite
Para a equipe, este projeto é um marco significativo não apenas no mundo dos jogos, mas também na maneira como a cultura e a história são compartilhadas e celebradas. A escolha do Fortnite, um dos maiores jogos do mundo com mais de 200 milhões de jogadores, se deu a partir de muita pesquisa de campo e com o público que consome games.
A recriação do campo de batalha histórico na região da Serra da Barriga em Alagoas, por exemplo, foi transformadora para a equipe, que destacou a oportunidade de conversar e conviver, mesmo que por poucas horas, com as pessoas que vivem no quilombo - algo que os criadores consideraram de extrema importância para o desenvolvimento do mapa.
“Ver de perto a tecnologia presente no quilombo e sua extensão foi impressionante, eu não fazia ideia do que iria encontrar por lá. Escutar sobre as dificuldades, compreender como essas comunidades chegaram e se estabeleceram na área densamente florestada me ajudou a entender na prática a complexidade e a importância histórica do Quilombo dos Palmares”, pontua Cris Konebo, cofundador da Salve Games, para a reportagem.
Com mais duas décadas na trajetória pelo hip-hop e transformação social, Cris destaca a importância de oferecer a oportunidade para um jovem da periferia viajar e conhecer a história do Brasil por meio de um jogo. Ele afirma que colocar essa produção no ar também será uma forma de resistência.
“Eu tenho que resistir porque hoje está muito mais fácil. Por mais que as coisas não tenham mudado tanto como a gente gostaria, a gente tem muitas formas de resistência hoje. O quilombo dentro do Fortnite é uma delas. Hoje é o nosso jeito de resistir, de se inserir nesse mercado tão elitizado e tão puxado por uma classe social”, completa Cris.
Shows e brindes
Além das armas da época e de todas as ferramentas que o Fortnite oferece aos jogadores, os desenvolvedores também estão trabalhando em algumas atualizações para incluir shows de artistas brasileiros dentro do jogo. Os eventos artísticos são comuns na plataforma desde o início de sua criação, mas a apresentação de um artista brasileiro dentro do jogo será uma novidade para os eventos virtuais que ocorrem no jogo online.
Em primeiro momento, a ideia da equipe é incluir na cena artistas da produtora Outlaws, que é parceira da Salve Games.
Em um teste exclusivo para o Terra, foi possível assistir a um trecho do show do trapper DaLua, que está sendo programado dentro do mapa.
A equipe também sonha em fechar parcerias com marcas de roupas para sortear kits e presentar jogadores dentro da plataforma como parte da gamificação no Fortnite.