PE: alunos denunciam câmeras de segurança instaladas em banheiros de escola pública
Imagens mostram as câmeras dentro dos banheiros masculino e feminino
Alunos da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) José de Lima Júnior, em Carpina, na Zona da Mata de Pernambuco, denunciaram que câmeras de vigilância foram colocadas dentro dos banheiros do colégio e estariam ferindo a privacidade e a intimidade de quem usa os locais. Segundo relatos, os equipamentos apontavam para as cabines.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Me sinto assediada com a câmera no banheiro. Não temos privacidade nem no vaso sanitário. Recentemente, disseram que estava desligada. Mas um funcionário me contou que ela está ativa e sendo monitorada", contou uma aluna, que não quis ser identificada, à CNN Brasil.
Imagens obtidas pela emissora mostram as câmeras instaladas dentro dos banheiros masculino e feminino. A instalação dos dispositivos nos vestiários é proibida por lei.
Ao Diário de Pernambuco, a diretoria da escola informou nesta quinta-feira, 24, que as câmeras já foram retiradas após as reclamações. Conforme a secretaria, as gravações eram feitas somente de uma sala próxima aos banheiros e não dava acesso às cabines.
Em nota ao jornal, a Secretaria de Educação e Esportes (SEE) de Pernambuco informou que as câmeras na escola estavam "apenas instaladas nos ambientes coletivos de recreação e circulação". "A escola respeita a privacidade e preza pelo respeito aos alunos. Não há câmeras nos banheiros da unidade de ensino", diz em comunicado.
O Terra também solicitou um posicionamento sobre o caso para a SEE e busca contato com a escola mencionada. O espaço segue aberto para manifestações.