Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Perfil oficial do MEC informa horário errado do Enem

Página no Twitter do ministério publicou informação às 11h05; relógios de sistema Android adiantaram uma hora automaticamente neste domingo

3 nov 2019 - 12h01
(atualizado às 13h03)
Compartilhar
Exibir comentários

SÃO PAULO - A página oficial do Ministério da Educação ( MEC) no Twitter fez um post sobre a abertura dos portões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) antes do horário previsto neste domingo, 3, dia da realização da primeira etapa das provas do exame.

Às 11h05, a publicação com a informação errada entrou no ar. "#Enem2019 | A abertura dos portões iniciou às 12h no horário oficial de Brasília (DF). A aplicação das provas começa às 13h30. O MEC deseja sucesso no exame!", dizia o post, que foi apagado após 30 minutos. Vários usuários da rede social se manifestaram sobre o erro. A reportagem tentou contato por telefone com o ministério, mas as ligações não foram atendidas.

Informação errada foi publicada no perfil oficial do MEC no Twitter
Informação errada foi publicada no perfil oficial do MEC no Twitter
Foto: MEC/Reprodução Twitter / Estadão Conteúdo

Em sua conta no Twitter, o ministro da Educação Abraham Weintraub publicou um vídeo sobre a abertura dos portões e comentou o problema com o horário.

"Aparentemente, houve um problema na telefonia. O local, no Brasil ou do mundo, a gente ainda não detectou, que antecipou alguns relógios e disparou algumas mensagens para algumas pessoas, mas isso já está sanado, está tudo resolvido e os horários estão mantidos."

Mesmo com a extinção do horário de verão, por meio de decreto do presidente Jair Bolsonaro em abril deste ano, usuários do sistema Android afirmaram nas redes sociais na madrugada deste domingo, 3, que os relógios de seus celulares adiantaram uma hora automaticamente. Relógios das ruas de São Paulo também estavam com o horário adiantado.

O problema já era previsto. Em comunicado em blog, o Google explicou que "todas essas modificações impactam diretamente no Banco de Dados Global da IANA (em português, Autoridade para Atribuição de Números de Internet), que é utilizado por smartphones e dispositivos eletrônicos para garantir que você esteja sempre na hora certa, onde quer que esteja. Na prática, isso significa que alguns celulares possivelmente não tenham a informação necessária para evitar que o relógio dos aparelhos seja alterado automaticamente como se o horário de verão ainda estivesse valendo".

Em 20, de outubro, parte da população foi surpreendida pela atualização errônea do horário de verão em celulares e outros dispositivos. O horário foi atualizado automaticamente pelas operadoras de telefonia, já que o horário de verão começava tradicionalmente no terceiro final de semana de outubro.

Histórico

Criado com o objetivo de economizar energia e aproveitar o maior período de luz solar durante os meses mais quentes do ano, quando os dias também são mais longos, o horário de verão foi adotado no Brasil pela primeira vez em 1931 e implementada em caráter permanente a partir de 2008 e começaria no primeiro domingo do mês de novembro de cada ano, até domingo do mês de fevereiro do ano seguinte, em parte do território nacional. Só haveria mudança em ano que houvesse coincidência entre o domingo previsto para o término da hora de verão e o domingo de carnaval.

Veja também

Estudantes se preparam para primeira etapa do ENEM:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade