Petrobras: como trabalhar e as carreiras profissionais
Fique por dentro de como trabalhar na Petrobras, a maior empresa do Brasil. Veja depoimentos de colaboradores sobre as carreiras de trabalho na Petrobras.
A Petrobras, a maior empresa brasileira, completou 70 anos neste mês. Especializada no setor de petróleo e gás, a companhia tem investido em iniciativas de transição energética para garantir um futuro mais sustentável.
Com mais de 45 mil profissionais empregados, a empresa possui atuação em diversas regiões brasileiras. Entre seus destaques e conquistas, a Petrobras se tornou uma das produtoras de petróleo com menor índice de emissão de gases poluentes no mundo.
Entre os anos de 2015 e 2022, a companhia conseguiu reduzir em 39% as emissões absolutas de gases do efeito estufa em suas operações.
A equipe do Brasil Escola foi convidada pela Petrobras para conhecer a sede da empresa no Rio de Janeiro. Colaboradores compartilharam suas experiências de carreira e trabalho na maior empresa do Brasil. Confira!
Como trabalhar na Petrobras?
Para trabalhar na Petrobras é necessário ser aprovado no concurso público para cargo de nível técnico ou de nível superior.
Confira as etapas que fazem parte do concurso da Petrobras:
-
Divulgação do edital com as regras e orientações sobre o processo seletivo.
-
Inscrições para o concurso.
-
Realização de provas e demais processos avaliativos como a Avaliação Multiprofissional e avaliação de títulos (exigida para algumas carreiras).
-
Divulgação do resultado e admissão dos novos colaboradores.
Para saber mais detalhes sobre o concurso da Petrobraas, confira os editais das últimas edições de seleção para o nível superior e nível técnico. Confira informações de carreiras e como ingressar na Petrobras nesta página.
Ainda em 2023, a Petrobras deve divulgar edital para um novo concurso público de nível técnico. Nesta seleção, a empresa irá ampliar a reserva de vagas para determinados grupos, fortalecendo seu compromisso com a diversidade e inclusão. Veja:
-
20% para candidatos negros.
-
20% para pessoas com deficiência (PcD).
Programa de estágio da Petrobras
A Petrobras conta com um programa de estágio para estudantes de graduação de diferentes áreas de formação. Nesse processo, os estagiários participam de dinâmicas para a resolução de desafios reais de negócios, explica Danilo Garbazza, gerente de Seleção e Recrutamento da Petrobras.
Carreiras de trabalho na Petrobras
Ao longo do tempo de trabalho na Petrobras é possível atuar em diferentes setores e áreas da companhia, afirma Danilo Garbazza.
A depender de demandas e seleções internas, os colaboradores podem mudar de departamento e setor de trabalho. Nesse sentido, Garbazza reforça o aspecto de flexibilidade de carreira que a Petrobras possibilita aos funcionários.
"Aqui a gente muda de emprego sem mudar de empresa". Quem faz essa afirmação é Tiana Maciel Ellwanger, que atua como coordenadora de Experiência e Jornada para Novos Empregados.
Com 14 anos de Petrobras, Tiana conta que começou na área de comunicação e em seguida trabalhou no setor de Tecnologia da InformaçãCo (TI). Atualmente a carioca trabalha há três anos na área de Recursos Humanos (RH).
Um dos objetivos da companhia, segundo Tiana, é construir uma Petrobras cada vez mais diversa. A profissional reforça que nesse sentido está a busca por mais mulheres atuando na estatal, como também de pessoas com deficiência e negras(os).
Do cargo de técnico ao superior
Natural de Salvador (BA), Janssen Villian, colaborador da Petrobras, acumula experiências tanto no nível técnico quanto no superior.
Formado no curso Técnico em Química, o primeiro cargo de Janssen foi como técnico de operação da Gerência de Transferência e Estocagem, setor responsável pelo armazenamento do petróleo quando ele chega na refinaria para ser processado e transformado em seus derivados.
"Assim que a gente passa no concurso da Petrobras, já percebemos o mundo que a Petrobras é, em termos de possibilidades, de incentivo ao estudo e aprendizado. Quando fui convocado, antes de começar a trabalhar, fui chamado para fazer um curso de formação que durou quatro meses. Após concluir o curso, tive a sorte de continuar na Bahia e fui alocado para trabalhar em uma refinaria."
Janssen Villian
O jovem reforça a importância da troca de experiências no ambiente de trabalho, uma vez que é possível conviver com recém-formados e profissionais com 30 anos de carreira.
Entre suas atuações ao longo do tempo na estatal estão cargos de gerência e coordenação, entre elas instrutor da academia do refino.
A aprovação no concurso superior da Petrobras, após a formação em Engenharia de Produção, permitiu com que o baiano continuasse na companhia agora em nível superior. O atual cargo de Villian é na Gerência de Governança e Revisão de Projetos.
"Atualmente estamos falando de transição energética. A Petrobras está liderando esse movimento. É muito legal estar em uma empresa que é lider de ponta, que tem o maior centro de pesquisa da América Latina. E que possamos estar envolvidos nessas atividades, com nossos conhecimentos e nossas competências."
Janssen Villian
Universidade Petrobras e desenvolvimento de carreira
Para garantir o desenvolvimento e capacitação dos profissionais que trabalham na Petrobras, a empresa conta com uma extensa e moderna infraestrutura que constitui a Universidade Petrobras.
A Universidade Petrobras é responsável desde os cursos de formação, realizados pelos novos colaboradores que entram na empresa, até as capacitações oferecidas para o desenvolvimento e atualização dos profissionais.
"A inovação da Petrobras não está somente nos processos e produtos principais de trabalho, mas também no processo de educação", afirma Delmir Peixoto, consultor em Metodologias e Tecnologias Educacionais, na Universidade Petrobras.
O Laboratório de Experiências de Aprendizagem com Metodologias Disruptivas da Universidade Petrobras conta com recursos tecnológicos de última geração que são aplicados nos treinamentos e capacitações dos servidores. Entre as ferramentas estão: robôs de telepresença, realidades extendidas e metaverso.
Na Petrobras, cada colaborador passa por 60 horas de treinamento por ano, o que representa 70% a mais da média de mercado, aponta Danilo Garbazza.
Profissionais que podem trabalhar na Petrobras
Confira algumas áreas profissionais presentes na Petrobras:
-
Administração
-
Análise de Sistemas
-
Ciência de Dados
-
Economia
-
Engenharia Ambiental
-
Engenharia Civil
-
Engenharia Elétrica
-
Engenharia de Equipamentos
-
Engenharia Mecânica
-
Engenharia de Petróleo
-
Engenharia de Produção
-
Engenharia de Segurança do Trabalho
-
Engenharia Naval
-
Enfermagem
-
Geofísica
-
Geologia
-
Jornalismo
-
Medicina
-
Publicidade e Propaganda
-
Química
Veja algumas formações técnicas que estão presentes na Petrobras:
-
Técnico em Segurança do Trabalho
-
Técnico em Logística
-
Técnico em Química
-
Técnico de Operação
-
Técnico de Inspeção
-
Técnico de Administração
Danilo Garbazza cita que são mais de 30 carreiras de nível técnico e mais de 50 carreiras de nível superior na Petrobras.
Acesse o Guia de Profissões e conheça mais sobre cursos e carreiras profissionais.
Atividades desenvolvidas pela Petrobras
Confira as atividades desenvolvidas pela Petrobras:
Exploração e produção
Envolve atividades de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo bruto, gás natural no Brasil e no exterior, bem como Líquidos de Gás Natural (LGN).
Refino, transporte e comercialização
Engloba atividades de refino, logística, transporte, comercialização e negociação de petróleo bruto e seus derivados no Brasil e no exterior. Também são envolvidas as exportações de etanol, operações petroquímicas, tais como a extração e processamento de xisto.
Gás, energia e renováveis
Atividades de logística e comercialização de energia elétrica e gás natural, bem como a geração de energia por meio de termelétricas. Incluem também o processamento de gás natural e operações de fertilizantes.
Petrobras em números
Fique por dentro de alguns números que reforçam a dimensão que a Petrobras possui no cenário econômico brasileiro e global:
Saiba mais sobre a Petrobras aqui!
* A equipe do Brasil Escola viajou a convite da Petrobras
Por Lucas Afonso
Jornalista