Professores brasileiros trabalham mais que média internacional
Estudo mostra que há educadores que no mesmo ano letivo dão aula para mais de 500 alunos diferentes
Você já deve estar cansado de ouvir que a grande solução pro Brasil é a educação de fato. De fato, se não tiver um grande investimento em educação, vai ser difícil Brasil sair do estágio em que está.
A consequência é que uma grande fatia dos jovens mal consegue ler e quando lê, muitas vezes não entende o conteúdo do que leu. E quando você entra em outras disciplinas como Matemática, Biologia, História, Geografia, nem se fala.
Sem uma compreensão razoável do mundo e da sociedade onde vivemos, é impossível a gente fazer ela evoluir.
O grande desafio é: onde atacar para desatar esse nó?
Um novo estudo revela uma realidade muito cruel sobre a nossa educação e por que ela não vai sair desse terreno pantanoso tão cedo. Mas também identifica o principal caminho pra avançarmos. Foi realizado pelo instituto Dados para um Brasil Democrático na Educação, junto com a Fundação Carlos Chagas e o Itaú Social.
Ele estudou como é a atividade diária cotidiana dos nossos professores. Como elas vivem? Estafadas, esgotadas e correndo de um lado para o outro. Sim, a maioria são mulheres.
O estudo mostra que existem educadores que no mesmo ano letivo, dão aula para mais de 500 alunos diferentes! Como é que uma professora vai conseguir dar atenção e compreender minimamente a necessidade de cada um desses alunos?
É sobre as revelações deste estudo e as saídas que ele aponta que falo neste vídeo.
(*) André Forastieri é jornalista, consultor, empreendedor e fundador de Homework. Saiba mais em andreforastieri.com.br.