ProUni 2023/1: inscrições estão abertas; veja detalhes
Estudantes podem se inscrever entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março; resultado da primeira chamada será divulgado no dia 7 de março
As inscrições para o ProUni 2023 abrem nesta terça-feira, 28, e podem ser feitas até o dia 3 de março. As bolsas de estudos oferecidas no Programa Universidade Para Todos são destinadas aos alunos que desejam entrar em instituições privadas de ensino superior do País no primeiro semestre deste ano.
Após o período de inscrições, o ProUni divulgará duas chamadas com os nomes dos candidatos pré-selecionados. O resultado da primeira chamada sairá no dia 7 de março. Já a segunda chamada será publicada em 21 de março.
A cada chamada, os estudantes pré-selecionados deverão ir até a universidade, no período estipulado, e apresentar documentos que comprovem as informações prestadas na inscrição.
Os candidatos que não foram convocados nas duas chamadas poderão manifestar interesse em participar da lista de espera entre os dias 5 a 6 de abril. Veja a seguir outras informações e datas do cronograma do ProUni 2023/1.
Calendário
- Inscrições: 28 de fevereiro a 3 de março;
- Resultado da primeira chamada: 7 de março;
- Comprovação de informações da primeira chamada: 7 a 16 de março;
- Resultado da segunda chamada: 21 de março;
- Comprovação de informações da segunda chamada: 21 a 30 de março;
- Prazo para participar da lista de espera: 5 a 6 de abril;
- Divulgação da lista de espera: 10 a 19 de abril;
- Comprovação de informações da lista de espera: 10 a 19 de abril.
Como se inscrever
A inscrição no processo seletivo é gratuita e deve ser feita pela internet, na página oficial do ProUni, durante o prazo estabelecido. O candidato deve fazer um cadastro no site e preencher todos os dados do formulário de inscrição. Depois, pode se candidatar a até duas opções de curso, turno e instituição, em ordem de preferência. Durante o período de inscrição, é possível alterar as opções.
Quem pode participar
Pode se inscrever no ProUni o estudante, sem diploma de nível superior, que fez pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atingiu, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das provas. O candidato também não pode ter zerado a redação nem ter feito o exame como treineiro.
Para concorrer à bolsa integral (que cobre 100% do valor da mensalidade), é preciso comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para a bolsa parcial (50% da mensalidade), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Também pode participar do programa o professor(a) da educação básica da rede pública de ensino que queira cursos de licenciatura e pedagogia. Nessa modalidade, não há requisito de renda.
O que é e como funciona o ProUni?
Criado em 2004, o Programa Universidade Para Todos (ProUni) é um programa do Ministério da Educação que facilita o acesso de alunos ao ensino superior. O ProUni oferece bolsas de estudo, integrais (100%) e parciais (50%), em universidades e faculdades privadas do País.
O programa, que abre inscrições duas vezes por ano, seleciona os candidatos conforme as notas obtidas no Enem, as opções de cursos e a modalidade de concorrência.