Quais são as regiões do Brasil?
Saiba mais sobre a divisão territorial do país e as características de cada uma das regiões do Brasil.
O Brasil é formado por 5 regiões com características distintas, totalizando 26 estados e o Distrito Federal. A divisão territorial em regiões é importante para a administração pública, bem como para análise de informações estatísticas e sociais.
O Brasil é considerado o 5º maior país do mundo, com uma área que supera 8,5 milhões de quilômetros quadrados, atrás apenas de Rússia, Canadá, Estados Unidos e China. Dentro dessa área gigantesca, existem as regiões do Brasil, com características diversas.
Por fatores sociais, históricos, econômicos, climáticos e geográficos, cada região do país possui diferenças entre si, aumentando a riqueza da diversidade entre elas. Além disso, os estados que fazem parte de uma determinada região podem compartilhar semelhanças sociais, culturais, econômicas ou mesmo físicas.
A atual divisão territorial do Brasil foi organizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 1970 e as últimas alterações nessa organização aconteceram com a criação da Constituição de 1988.
Atualmente, o Brasil conta com 26 estados, também chamados de unidades federativas. Além disso, existem 5 grandes regiões, com cada uma agrupando um determinado número de estados que compartilham semelhanças.
Quais são as regiões do Brasil?
O Brasil é formado por 5 regiões:
- Norte;
- Nordeste;
- Centro-Oeste;
- Sudeste;
- Sul.
Essas regiões possuem características distintas e foram criadas após uma série de discussões políticas e processos que dividiram territórios ou emanciparam áreas à condição de estado.
O Tocantins é o exemplo mais recente, criado com a constituição de 1988 a partir da separação da porção norte do estado de Goiás e a incorporação do novo estado à região Norte.
As regiões organizam os 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, que está localizado na região Centro-Oeste. Os estados são unidades federativas que, juntas, formam a República Federativa do Brasil.
Quais são as características das regiões do Brasil?
Cada região do Brasil possui algumas semelhanças que permitem agrupar os estados em uma mesma classificação.
- Leia também: Conheça as características geográficas do Brasil
Norte
A Região Norte é composta por 7 estados e possui uma área de mais de 3,8 milhões de quilômetros quadrados, o que corresponde a aproximadamente 45% do território do Brasil. A área faz fronteira com Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Peru e Suriname.
Mais de 18 milhões de habitantes vivem na região, o que equivale a 8,5% da população brasileira, com a maioria vivendo nas capitais dos estados. O Norte possui a menor densidade demográfica do Brasil, com apenas 4,72 habitantes por quilômetro quadrado.
A Região Norte é conhecida por abrigar a floresta Amazônica, a maior floresta tropical do planeta, que possui também a maior biodiversidade. O clima da região é úmido, com umidade do ar alta e grande volume de chuvas, com períodos definidos.
As principais atividades econômicas na região são o extrativismo vegetal, a agricultura, a pecuária, a mineração, atividades de indústria e a geração de energia, especialmente devido a hidrelétricas como Belo Monte.
Nordeste
A Região Nordeste possui mais de 1,5 milhão de quilômetros quadrados, respondendo por 18% do território do país. A área é banhada pelo oceano Atlântico, sem fronteiras com outros países.
No Nordeste, vivem pouco mais de 56 milhões de pessoas, o que a torna a 2ª região mais populosa, com 26,9% da população brasileira Além disso, no Nordeste são 32 habitantes por quilômetro quadrado.
A região é famosa por cenários paradisíacos no litoral, mas também pelo clima semiárido, com áreas de seca extrema nos interiores dos estados e outras, de clima úmido e tropical, próximas ao mar. Os biomas principais são a Caatinga e a Mata Atlântica.
A economia da região Nordeste é composta principalmente por atividades do turismo e relacionadas, como o setor de comércio e serviços. Além disso, atividades de agricultura, pecuária e extrativismo também fazem parte da realidade da região.
Centro-Oeste
A região Centro-Oeste tem quase 19% do território brasileiro e sua área é estimada em pouco mais de 1,6 milhão de quilômetros quadrados. A região não possui acesso ao mar e faz fronteira com o Paraguai e a Bolívia.
A população do Centro-Oeste é de 16 milhões de pessoas, ou 8% da população total do Brasil, o que coloca a região como a menos populosa do país. A densidade demográfica é de 10,01 habitantes por quilômetro quadrado, sendo a segunda menor do Brasil.
O Centro-Oeste possui clima tropical, com inverno seco e verão com alta incidência de chuvas. O Pantanal é um dos destaques da região, atraindo turistas e pesquisadores para observação da flora e fauna local. O Cerrado é outro bioma presente na região.
A agricultura e a pecuária são grandes atividades econômicas da região Centro-Oeste, especialmente em culturas que são importantes para a exportação, como milho e soja. O extrativismo de minérios também é uma importante atividade econômica da área.
Sudeste
O Sudeste possui uma extensão de 924; 620 quilômetros quadrados, sendo a 2ª menor região do país, o equivalente a pouco mais de 10% da extensão territorial nacional. Todos os estados são banhados pelo mar, com exceção de Minas Gerais.
No Sudeste, estão pouco mais de 41% da população brasileira, o equivalente a aproximadamente 84 milhões de pessoas. A maior densidade demográfica do país está na região, com mais de 92 habitantes por metro quadrado.
O clima tropical e subtropical são predominantes na região, que possui estações definidas, de calor e umidade no verão e tempo seco e clima mais ameno no inverno. Há diversidade geográfica na região, com serras, planaltos, áreas de Mata Atlântica e praias.
A indústria, o comércio e o setor de serviços são destaques do Sudeste, principalmente em São Paulo, centro financeiro do país. Além disso, as atrações turísticas e históricas também são atrativos da região.
Sul
A Região Sul tem extensão de 576 quilômetros quadrados e é a menor em extensão territorial, correspondendo a 7% da área total do Brasil. Além de banhado pelo oceano Atlântico, o Sul possui fronteiras com Argentina, Paraguai e Uruguai.
Vivem na região Sul pouco mais de 29 milhões de pessoas, ou 14,7% da população brasileira. Isso coloca o Sul com uma densidade demográfica de, aproximadamente, 47 habitantes por quilômetro quadrado.
O clima frio é característico da região Sul durante o inverno, com incidência de geadas e até pontos com queda de neve. Além disso, existem períodos de temperaturas amenas e elevadas durante o ano, com chuvas distribuídas de maneira similar em 12 meses.
A economia da Região Sul é composta pela atividade agroindustrial e pela produção de carnes, grãos e alimentos diversos, bem como o extrativismo vegetal. Além disso, o potencial turístico da região é aproveitado em atrações como o Parque Nacional do Iguaçu.
Quais são os estados das regiões do Brasil?
O Brasil é formado por 26 estados, além do Distrito Federal, que estão distribuídos pelas regiões de acordo com suas semelhanças. Ao mesmo tempo, ainda existem diferenças sociais, culturais, históricas, políticas e econômicas entre os estados que estão dentro de cada região.
Norte
A Região Norte é composta por 7 estados. Confira quais são e suas capitais:
- Acre (AC): Rio Branco;
- Amapá (AP): Macapá;
- Amazonas (AM): Manaus;
- Pará (PA): Belém;
- Rondônia (RO): Porto Velho;
- Roraima (RR): Boa Vista;
- Tocantins (TO): Palmas.
Nordeste
A Região Nordeste possui 9 estados. Saiba quais são e suas capitais:
- Alagoas (AL): Maceió;
- Bahia (BA): Salvador;
- Ceará (CE): Fortaleza;
- Maranhão (MA): São Luís;
- Paraíba (PB): João Pessoa;
- Pernambuco (PE): Recife;
- Piauí (PI): Teresina;
- Rio Grande do Norte (RN): Natal;
- Sergipe (SE): Aracaju.
Centro-Oeste
No Centro-Oeste, são 3 estados. Além disso, o Distrito Federal está localizado na região:
- Distrito Federal (DF): Brasília;
- Goiás (GO): Goiânia;
- Mato Grosso (MT): Cuiabá;
- Mato Grosso do Sul (MS): Campo Grande.
- Sudeste
- A Região Sudeste possui 4 estados:
- Espírito Santo (ES): Vitória;
- Minas Gerais (MG): Belo Horizonte;
- Rio de Janeiro (RJ): Rio de Janeiro;
- São Paulo (SP): São Paulo.
Sul
Na Região Sul, são 3 estados e capitais:
- Paraná (PR): Curitiba;
- Rio Grande do Sul (RS): Porto Alegre;
- Santa Catarina (SC): Florianópolis.
Qual a importância da divisão territorial em regiões?
A divisão do Brasil em regiões é importante para a administração pública, seja ela na esfera federal (país), estadual (estados) ou municipal (cidades que fazem parte de um estado). Com a organização em regiões, é possível entender as características semelhantes dos estados e municípios na elaboração de políticas públicas, por exemplo.
Além disso, para fins de conhecimento, a divisão regional também contribui para a pesquisa e análise de informações estatísticas e sociais, o que contribui para a compreensão das diferentes realidades de cada região do país.
Essas informações, presentes em estudos como o Censo, do IBGE, são importantes para iniciativas públicas e privadas ao redor do Brasil pensarem em ações de viés social, político e econômico em prol da sociedade.
Para saber mais curiosidades geográficas sobre o Brasil e o mundo e aprender temas importantes para o aprendizado, navegue pelo site Terra Educar!