Qual é o seu pronome? Vídeo em que famosos desviam de pergunta viraliza; entenda o que é
A classe gramatical passou a ser discutida por causa do avanço nos debates sobre gênero
Você sabe qual é o seu pronome? Não, não estamos falando de apelidos, orientação sexual e muito menos time de futebol. Mas, sim, daquela classe gramatical que aprendemos na escola e tem ganhado relevância nos debates sobre gênero.
Segundo o dicionário Michaelis, pronome é o “vocábulo que substitui ou modifica o nome ou um sintagma nominal”. Se pela descrição técnica talvez tenha ficado difícil de entender, aqui vão alguns exemplos previstos na norma culta: Eu, tu, eles, ela e ele.
Num vídeo publicado pelo influenciador Matheus Mazzafera, ele questiona famosos sobre qual seria o pronome com que eles se definem, e são poucos os que entendem a pergunta.
“Gay”, respondeu um dos entrevistados, confundindo a pergunta com qual seria a sua orientação sexual. Outros famosos foram mais longe. “Atlético-MG”, respondeu a cantora Gabi Martins.
Como pode o Matheus Mazzafera com apenas uma pergunta ter rendido tanta resposta absurda e engraçada mesmo tempo pic.twitter.com/GEKjBoV9Pb
— Matheus (@odontinho) October 21, 2023
Pronome neutro
Afinal, o que causa a confusão? A verdade é que perguntar sobre o pronome de uma pessoa é algo recente, já que a expansão da chamada linguagem neutra fez com que surgissem novas opções de pronomes ainda não previstos pela norma culta.
O uso de uma expressão neutra evita os gêneros masculino e feminino, na tentativa de atingir pessoas trans e não-binárias, mas também para diminuir a predominância do gênero masculino na língua portuguesa.
O exemplo mais comum é a substituição do uso de pronomes de gênero binário, como "ele, ela", que, na linguagem neutra, se torna "elu". Da mesma forma, ao invés de escrever "dele, dela", se escreve "delu".
Na língua inglesa, por exemplo, há pessoas que se identificam com os pronomes “they/them” - que seriam, originalmente, a terceira pessoa do plural, mas por não definir um gênero passou a ser usado por pessoas não-binárias.
Repercussão do vídeo
O vídeo de Matheus Mazzafera virou meme na internet. Nas redes sociais, jovens têm compartilhado cortes em que aparecem personagens ou famosos falando determinadas características e dizem que esses seriam seus pronomes. É o caso de um vídeo em que Nazaré Tedesco, da novela Senhora do Destino, diz ser “gostosa e irresistível”.
Influenciadores que não se identificam com os gêneros masculino e feminino, porém, alertam que a discussão sobre pronomes não deve ser vista como piada.
"Esses vídeos, na maioria dos casos, a pessoa que está fazendo essa pergunta não está querendo informar ninguém e está dizendo 'nossa, pronome é algo que não existe no mundo real. Olha que delírio'", diz Juvi, influencer não binária em uma publicação no Instagram.
"Se você faz a pergunta [sobre qual é o pronome] para alguém para tratá-la melhor, não tem problema nenhum”, afirma. "Muitas pessoas não sabem o que é pronome, e tudo bem, a gente vai aprendendo. Mas se você é uma pessoa que sabe o que é pronome e usa disso para debochar a respeito do assunto...", finaliza, ressaltando que o problema estaria em tratar com ironia essa pauta.