Questão sobre viral de rede social chama atenção dos estudantes: ‘Necessário ser cronicamente online’
Pergunta envolvia o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis
Uma questão do vestibular para os cursos de Administração, Relações Internacionais, Economia e Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) viralizou nas redes sociais. A pergunta polêmica chamou a atenção dos alunos sobre a importância de estar “cronicamente online”.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“Em maio de 2024, um dos maiores nomes da literatura brasileira fez muito sucesso nas redes sociais. Tudo por causa de um desafio pessoal de uma norte-americana, que estabeleceu para si, como missão, ler um livro de um autor de cada país. Para o Brasil, ela escolheu um clássico absoluto, publicado, oficialmente, em 1881”, dizia a questão.
O enunciado se refere ao livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. A obra viralizou nas redes sociais após a escritora Courtney Henning Novak fazer uma avaliação da versão do livro traduzida por Flora Thomson-Devaux.
"Eu estou lendo esse livro para o Brasil, para um projeto de leitura de todo o mundo. Por que vocês não me avisaram que era o melhor livro já escrito?", falou ela no vídeo.
A questão polêmica, então, foi publicada nas redes sociais por uma estudante. “Para fazer a prova da FGV é necessário ser cronicamente online”, brincou a vestibulanda.
Em meio aos comentários que entraram na brincadeira da usuária do X - antigo Twitter -, alguns perfis alertaram para a importância de saber o período em que as obras foram escritas.
Além de Memórias Póstumas de Brás Cubas, Grande Sertão: Veredas (1956), O Encontro Marcado (1988), Os Sertões (1902) e Vidas Secas (1938) apareciam entre as alternativas.
para fazer a prova da fgv é necessário ser cronicamente online pic.twitter.com/ZVa5wd4rVn
— luisa³³ (@queenpadme) November 14, 2024