Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rede estadual de SP amplia duração das aulas e inclui educação financeira

Nova matéria será obrigatória do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental e das duas primeiras séries do Ensino Médio

1 nov 2024 - 14h54
(atualizado às 16h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Português e matemática também serão focos
Português e matemática também serão focos
Foto: Portal de Prefeitura

A partir do próximo ano letivo, estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio nas escolas estaduais de São Paulo terão mudanças na carga horária das aulas. Em vez dos tradicionais 45 minutos, as disciplinas passarão a ter 50 minutos de duração, uma mudança que visa aprimorar o aproveitamento do tempo para ensino e aprendizagem. 

De acordo com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), a nova configuração com seis aulas diárias nos períodos matutino e vespertino permitirá ao professor um planejamento mais robusto, além de proporcionar ao aluno mais tempo para absorver os conteúdos.

Essa mudança vai impactar também os horários de saída das escolas: no período da manhã, os alunos deixarão as aulas às 12h20, enquanto os do turno vespertino terão o último sinal às 18h20. Desde 2020, a rede paulista havia adotado um sistema de sete aulas diárias de 45 minutos, mas o ajuste agora coloca o Estado em linha com outras redes de ensino público no país, conforme explicou o secretário da Educação, Renato Feder.

“Com mais tempo, os professores têm a oportunidade de organizar melhor os planos de aula, e os estudantes podem utilizar o tempo extra para realizar as atividades”, afirmou Feder.

Foco em português, matemática e educação financeira

Além da mudança na duração das aulas, o Estado se prepara para uma nova configuração curricular no Ensino Médio, alinhada à Política Nacional do Ensino Médio, sancionada pela lei nº 14.945/2024. Essa adequação aumenta a carga horária total para 2.400 horas de formação geral, além de 600 horas para os chamados itinerários formativos. Com isso, os alunos da 3ª série terão um incremento de 78% no tempo dedicado às aulas de língua portuguesa e de 33% em matemática.

Entre as novidades está também a inclusão de aulas de "orientação de estudos" para reforço em português e matemática no 9º ano do Ensino Fundamental e na 3ª série do Ensino Médio, totalizando duas aulas semanais para cada matéria.

Outra mudança inclui a expansão da educação financeira, uma disciplina obrigatória a partir de 2024, que, agora, fará parte do currículo do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental e das duas primeiras séries do Ensino Médio. A matéria é voltada a capacitar os estudantes a administrar melhor suas finanças pessoais e entender conceitos matemáticos aplicados à vida cotidiana.

Calendário Escolar de 2025

A Seduc-SP também divulgou o calendário do ano letivo de 2025. O início das aulas será em 3 de fevereiro, com recesso no meio do ano entre 1º e 20 de julho. O encerramento das atividades está previsto para 9 de dezembro, cumprindo os 200 dias letivos exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade