Repórter do Terra media painel no maior evento de inovação na educação da América Latina
Beatriz Araujo marcará presença no painel 'Educando com empatia: desafios e soluções para inclusão e equidade na educação' na terça, 23
O Terra marcará presença na Bett Brasil 2024, o maior evento de inovação e tecnologia para educação da América Latina. A repórter Beatriz Araujo mediará a roda de conversa 'Educando com empatia: desafios e soluções para inclusão e equidade na educação', como parte da agenda do Congresso de Educação Básica, na terça-feira, 23.
O painel terá como palestrantes o médico psiquiatra Alexandre Valverde e a diretora jurídica Jaíne Machnicki. O formato de roda de conversa tem como objetivo promover interatividade e propiciar conversas profundas e instigantes, com jornalistas moderando as agendas.
Reportagem e inclusão - Em setembro passado, o Terra lançou a série de reportagens especiais 'Educar para Incluir', com publicações que se aprofundaram nos dilemas da Educação Inclusiva no Brasil. A reportagem principal da série foi a 'Apae não alfabetiza', diz coordenadora de filial que segrega alunos, apesar da lei garantir educação inclusiva.
Com o tema geral 'Inovação com Propósito: Educação em diálogo com as transformações sociais', a 29ª edição da Bett Brasil acontece em São Paulo entre os dias 23 e 26 de abril, no Expo Center Norte. Além de estandes com 300 marcas expositoras, estão programadas conferências simultâneas em 12 auditórios. A expectativa é que mais de 400 educadores, palestrantes e especialistas nacionais e internacionais se encontrem para discutir a educação.
Devido à crescente do evento, este será o primeiro ano que a Bett Brasil ocupará os pavilhões Verde, Branco e Azul do Expo Center Norte, numa área que totaliza 44 mil metros quadrados. São esperadas 35 mil pessoas durante todo o evento, entre educadores, pesquisadores, especialistas, estudantes, empresas, políticos e todas as pessoas que, de forma ou outra, integram a comunidade educacional.
Serviço
Painel: Educando com empatia: desafios e soluções para inclusão e equidade na educação
Horário: 11:30 - 12h30
Onde: Auditório 5 d
Confira a programação completa no site oficial da Bett Brasil!
Conheça os participantes da mesa
- Beatriz Araujo, repórter
Beatriz Araujo é repórter do Estadão, na equipe que integra o Projeto Terra. Pós-graduada em Jornalismo Investigativo, com passagens pelo UOL e jornais regionais, ganhou o Prêmio Luiz Egydio Setúbal de Jornalismo em 2023, com a reportagem "De volta à classe: como fica a saúde mental de alunos que vivenciaram ataques". No mesmo ano, fez parte da equipe de reportagem da série 'Educar para Incluir', com pareceres inéditos sobre a educação inclusiva no Brasil. Trabalha com hard news e na cobertura de educação, economia e sustentabilidade.
- Jaíne Machnicki, diretora jurídica
Autista, advogada, diretora jurídica do Grupo Super Cérebro, idealizadora e cofundadora do projeto 'Irmãs Atípicas', pelos direitos das pessoas com deficiência. É formada em Direito, estudante de Pedagogia e pós-graduanda em Inclusão e Direitos das Pessoas com Deficiência. Seus títulos incluem pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista, pós-graduação em Direito Civil, Direito do Consumidor e Direito Processual Cível; e pós-graduação em Direito de Família e Sucessões. Jaíne também é relatora da Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais e membro da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil. Ela se diz apaixonada por aprender e ensinar.
- Alexandre Valverde, médico psiquiatra
Autista e altas habilidades, graduado em medicina pela UNIFESP - Escola Paulista de Medicina e dedica-se à psiquiatria desde 2004, quando começou sua residência médica na mesma universidade. É autor do livro 'Ruptura, Solidão e Desordem. Ensaio obre fenomenologia do delírio' (Editora UNIFESP, 2011), em que compartilha os resultados da pesquisa realizada durante o programa de Master 1 e 2, em filosofia contemporânea, na Université de Paris 1 – Panthéon-Sorbonne. Atua como psiquiatra em seu consultório particular e conduz cursos e palestras a partir de sua experiência em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e em outros equipamentos de saúde do SUS ao longo de sua carreira. Ativista contra a psicofobia e a autistofobia, produz conteúdo digital em diversos canais, como o podcast Terapia, da Revista Superinteressante (Editora Abril) e o podcast Fractais, focado em questões ligadas a neurodivergências. Vive em Santo Antônio do Pinhal, onde cuida de sua agrofloresta e permanece se aventurando pelo ofício de escritor.