Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

RS: Editora perde cerca de 10 mil livros após enchente em Porto Alegre

Depósito foi atingido pela cheia e milhares de exemplares de livros foram perdidos, segundo a editora

23 mai 2024 - 10h38
(atualizado às 10h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Editora compartilhou foto de livros destruídos pela enchente
Editora compartilhou foto de livros destruídos pela enchente
Foto: Reprodução/Instagram

A editora de livros L&PM, que tem sede em Porto Alegre, divulgou nas redes sociais que o depósito onde os exemplares ficam armazenados, na Zona Norte da capital gaúcha, foi afetado pela enchente. No local, que guardava cerca de 90 mil livros, pelo menos 10 mil foram arruinados pela água e lama que invadiu o galpão.

Desde o último boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, o número de mortos nas enchentes subiu. Agora, são 163 vítimas fatais dos temporais que atingem o estado gaúcho. Já o Lago Guaíba se manteve estável nas últimas 24 horas. Foi registrado um nível de 3,92 metros, abaixo dos mais 4 metros em que se manteve por quase um mês. As informações foram divulgadas às 9h desta quinta-feira, 23.

Segundo a editora publicou no Instagram, o depósito localizado no Quarto Distrito, próximo ao Guaíba, foi inundado após o rompimento de uma comporta. Com o recuo da água, foi possível calcular o estrago.

"A jornada foi árdua, e encontramos muitos livros danificados pela água. No entanto, também encontramos caixas intactas em um andar mais alto, que serão salvas", disse a L&PM Editores.

Além dos livros, o prejuízo afetou móveis e equipamentos do depósito e da sede. A empresa não divulgou o valor do prejuízo financeiro.

A L&PM também agradeceu o apoio dos leitores e mensagens positivas. "Agradecemos imensamente o apoio incondicional de todos os leitores, parceiros, livrarias, imprensa e amigos que se solidarizaram com a L&PM neste momento desafiador", comunicou.

Leia a nota na íntegra:

“Após semanas de espera e apreensão, finalmente conseguimos entrar no estoque da editora pela primeira vez desde as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul. A jornada foi árdua, e encontramos muitos livros danificados pela água. No entanto, também encontramos caixas intactas em um andar mais alto, que serão salvas.

Tivemos perdas menores do que esperávamos em relação ao estoque (cerca de 10.000 livros), mas perdas consideráveis em relação aos móveis e equipamentos, tanto do depósito como da sede. Pretendemos voltar a operar em uma semana ou quando restabelecerem a energia elétrica no 4o. Distrito.

Entendemos que a situação do RS é crítica, e que muitas pessoas estão passando por momentos ainda mais difíceis. Somos gratos por estarmos juntos nesta luta, e por termos o apoio de tantos.

Agora, nosso foco está na limpeza do local, na recuperação do que restou e no amparo dos nossos colaboradores.

Agradecemos imensamente o apoio incondicional de todos os leitores, parceiros, livrarias, imprensa e amigos que se solidarizaram com a L&PM neste momento desafiador. Cada mensagem de incentivo, ligação e e-mail nos fortaleceu e nos deu a certeza de que não estamos sozinhos. Jamais esqueceremos a generosidade e o carinho que recebemos.

Juntos, reconstruiremos a L&PM e seguiremos compartilhando a paixão pelos livros e pela cultura.

Abraços,

Equipe L&PM Editores”

Sobre a editora

A L&PM foi fundada em 1974 por Paulo de Almeida Lima e Ivan Pinheiro Machado, cujas iniciais dos sobrenomes deram nome à marca. A editora á publicou obras de grandes escritores brasileiros e internacionais.

A empresa ficou conhecida por sua coleção de livros de bolso, a L&PM Pocket, que imprime versões e formato menor de clássicos da literatura, de autores como Balzac, Shakespeare, Agatha Christie, Fernando Pessoa, Pablo Neruda e Charles Bukowski.

Vídeo mostra rua tomada por 'montanha' de areia após água baixar em Porto Alegre:

Saiba como ajudar as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul Saiba como ajudar as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade