São Paulo lidera lista de estados com mais superdotados identificados no Brasil; veja ranking
Associação mapeou mais de 4 mil pessoas com alto QI em todo o Brasil; mais de 1,2 mil são crianças e adolescentes
O estado de São Paulo lidera a lista de pessoas com superdotação ou altas habilidades. Segundo dados da Mensa Brasil, associação que reúne indivíduos com alto quociente de inteligência (QI), há 1,7 mil paulistanos com essas características.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em todo o Brasil, a organização mapeou mais de 4 mil pessoas com superdotação. Desses, 32% são crianças e adolescentes.
Somente nos últimos seis meses, cerca de mil novos identificados foram incluídos. O mapeamento no primeiro semestre de 2024 contou com o investimento em inteligência artificial.
Superdotados por estado
Depois de São Paulo, o estado do Rio de Janeiro é o que conta com mais superdotados identificados: são 423 pessoas, ao todo. Em seguida, aparecem Minas Gerais, com 322, e Paraná com 308. Veja os dados de cada estado no mapa:
Crianças e adolescentes
Conforme os dados, do total de identificados pela Mensa, 1.283 são menores de idade. Somente em São Paulo já foram mapeadas 474 crianças e adolescentes. Confira no mapa os números de cada estado:
A primeira criança que entrou na associação foi em setembro de 2006, quando tinha 9 anos. Atualmente, os identificados mais novos têm 2 e 3 anos. O mais velho tem 75 anos.
Para o presidente da Associação Mensa Brasil, Carlos Eduardo Fonseca, o tema das altas capacidades cognitivas é muito importante para o desenvolvimento do País.
"Identificar pessoas com inteligência alta é ferramenta fundamental para ajudar o Brasil a desenvolver políticas públicas de superdotação e altas habilidades, que hoje não alcançam a população a ser atendida", diz.
"Se até 11% da população é superdotada e menos de 27 mil têm atendimento na educação escolar, por exemplo, significa que o Brasil falha em identificá-los", acrescenta Fonseca.
O que é a superdotação?
O conceito de superdotação ou altas habilidades corresponde a uma condição em que os indivíduos apresentam grande facilidade de aprendizagem, o que os leva a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes, segundo a cartilha Saberes e práticas da inclusão (2006), da Secretaria de Educação Especial, do Ministério da Educação (MEC). Pela definição do psicólogo educacional americano Joseph Renzulli, a superdotação é o entrelaçamento de três características:
- Habilidade acima da média em alguma área de conhecimento;
- Capacidade de realização criativa; e
- Grande envolvimento na realização das atividades de seu interesse.
Um ponto importante é que o superdotado não é necessariamente aquele aluno que tira nota 10 em todas as disciplinas. Essa característica pode ser encontrada em alguns, mas em outros a superdotação pode se manifestar em apenas uma disciplina, como Matemática, ou dança, ou música ou esporte, por exemplo.
Essa noção equivocada de que um superdotado é aquela "pessoa que já sabe tudo", um "gênio", atrapalha inclusive na identificação e na inclusão desse público.
A avaliação para verificação de indicadores de altas habilidades deve ser multidisciplinar, envolvendo psicólogos, neuropsicólogos, psicopedagogos, os pais, a escola e outros profissionais específicos, conforme o potencial de cada indivíduo. Testes psicométricos, para a aferição do QI, também podem ser procedimentos adotados em uma avaliação.