Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'She is Goka Maciel': criadora de conteúdo faz sucesso com literatura e bom humor na web

Natural da Bahia, Goka Maciel é atriz e tem mais de 143 mil seguidores no Instagram

17 ago 2024 - 05h00
(atualizado às 07h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Criadora de conteúdo Goka Maciel tem mais de 140 mil seguidores no Instagram
Criadora de conteúdo Goka Maciel tem mais de 140 mil seguidores no Instagram
Foto: Goka Maciel/Arquivo Pessoal

Quem vê Goka Maciel declamando poesias e interpretando canções da música popular brasileira na internet, talvez não imagine que Glória Caroline Maciel Costa tem formação pouco relacionada com essa veia artística. Goka é graduada em geologia.

A arte ficou mesmo por conta de sua pós-gradução em Artes Performáticas pelo Centro de Artes Laranajeiras (CAL). Já o bom humor que guia os conteúdos publicados nas redes sociais é natural da baiana de 28 anos, que tem cativado mais de 143 mil seguidores no Instagram e mais de 65 mil pessoas no TikTok.

Natural de Irecê, Goka se mudou para Salvador aos 15 anos para concluir o Ensino Médio. Na capital, ficou até finalizar sua faculdade. Apesar de atuar desde os 10 anos de idade, a escolha da graduação foi um tanto racional.

"Era um curso que não era de exatas, não era totalmente de humanas, e eu realmente gostava de tudo no colégio. Acabei entrando em geologia e enquanto eu fazia faculdade, fazia meus cursos [de teatro] por fora. Tirei meu DRT por eles", conta, em entrevista ao Terra

Foto: Goka Maciel/Arquivo Pessoal

Durante a faculdade, a influencer tinha na sua rotina os trabalhos em campo da geologia e as peças de teatro.

"Rolava de eu 'tá' no campo, ter que chegar correndo e ir fazer uma peça. Ou ter uma prova, e sair pra peça", lembra.

Nos dois últimos anos da faculdade, no entanto, Goka decidiu se dedicar totalmente à geologia. Ela chegou a morar um ano em Goiás, onde trabalhou em uma mineradora canadense. Goka afirma que não pretende atuar na área novamente, mas reconhece que, graças ao que aprendeu na geologia, hoje ela consegue ter noções corporativas que a ajudam com os trabalhos como atriz e criadora de conteúdo.

"Meu plano sempre foi pegar meu diploma e depois viver minha vida como atriz. Como eu me formei na pandemia, acabou aparecendo um trabalho por lá e eu fiquei mais um ano como geóloga em Catité, no Sul da Bahia", acrescenta. 

Goka Maciel é pós-graduada em Artes Performáticas
Goka Maciel é pós-graduada em Artes Performáticas
Foto: Goka Maciel/Arquivo Pessoal

De geóloga a atriz e criadora de conteúdo

Em setembro de 2021, contudo, a vida de Goka teve uma revirada: ela terminou um namoro, pediu demissão e voltou para Salvador. Ali, ela já sabia que não queria mais trabalhar com geologia. Foi então que ela começou a pós-graduação em artes performáticas e aceitou que precisaria se mudar para o Sudeste. 

Cerca de oito meses depois, em maio de 2022, ela decidiu morar em São Paulo para investir de vez na carreira de atriz. Apesar de sempre ter trabalhos mais "formais", ela tinha dois perfis no Instagram: um que pouco atualizava, mas que descreve como "poético", e outro chamado "Leona vingativa do sertão", onde ela fazia vários quadros de humor e compartilhava apenas com os amigos.

Depois de começar a criar conteúdos engraçados para o seu perfil público, ela então viralizou e hoje se mantém ativa como criadora de conteúdo. Seu vídeo falando sobre encontros amorosos, publicado em 2023, por exemplo, teve mais de 591 mil visualizações no TikTok.

@gokamaciel e seguimos, celebrando as pequenas vitórias (menos nomes biblicos), e cada vez mais forte y com menos brilho no olhar pra 2024. 💫 #retrospectiva2023 #dates #solteirasimsozinhasempre ♬ som original - Glória Maciel

Referências literárias e influência musical

Além do teatro e do cinema, a influencer também é apaixonada por literatura.

"Minha nova obsessão é literatura latina americana. Isabel Allende, Socorro Acioli...", revela.

Não à toa seus vídeos nas redes sociais são cheio de referências não somente da literatura, mas também da música, especialmente a MPB. Nas redes sociais de Goka, aliás, há sentimentos múltiplos: você ri, chora, reflete, interage e aprende com ela.

Foto: Goka Maciel/Arquivo Pessoal

"Eu gosto de música brasileira, não escuto muito música internacional. Tem a questão do brega, do forró, que é muito forte no interior. Quando me mudei pra Salvador, o que pegou muito aqui foi o pagodão baiano, ao mesmo tempo que a parte do MPB meus pais sempre escutaram. Eu sou muito romântica, sempre tudo bebe na mesma fonte", avalia. 

E o que ela gosta de ouvir nos momentos de descontração? Bem, atualmente, Goka diz que tem escutado músicas de Djavan, Marina Lima e Caetano Veloso.

"Não quero ficar na pressão de ter que produzir. Deixo minha mente descansar. Você evita levar pro fetichismo, mas recebe comentários de pessoas que curtiram e outras que não entenderam muito bem", explica.

Atualmente, Goka está descansando na Bahia, enquanto planeja o retorno à rotina habitual em São Paulo.  Na capital paulista, esteve em cartaz com seu primeiro monólogo em abril. Ela também participa do coletivo de artes visuais em forma de bandeira, o @coletivazona.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade