Sisu 2023: inscrições abrem nesta quinta-feira; saiba como participar
Saiba tudo sobre as inscrições para o Sisu 2023 e veja o calendário de resultados, matrículas e convocação da lista de espera
As inscrições para o Sisu 2023 serão abertas nesta quinta-feira, 16, e vão até o dia 24 de fevereiro. As vagas são válidas para os estudantes que desejam ingressar em universidades públicas no 1º semestre de 2023 pelo Sistema de Seleção Unificada. Os resultados saem no dia 28 de fevereiro.
Apesar da antecipação dos resultados do Enem 2022, que foram divulgados no último dia 9, as datas para o Sisu foram mantidas conforme o calendário divulgado no edital.
Para se inscrever no Sisu 2023, o candidato precisa ter feito a prova do Enem 2022 e não ter zerado a redação. A inscrição pode ser feita pelo site oficial do MEC.
Datas
- Inscrições: de 16 de fevereiro até 24 de fevereiro
- Resultado: 28 de fevereiro
- Matrículas: de 2 a 8 de março.
O prazo para participação na lista de espera vai de 28 de fevereiro a 8 de março. A convocação dos candidatos em lista de espera será realizada a partir de 13 de março.
Vagas
As vagas para o Sisu 2023 estão disponíveis em 128 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil. No total, são 598 cursos disponíveis em diversas áreas do conhecimento. O número de vagas varia de acordo com o curso escolhido pelo candidato.
Como se inscrever para o Sisu 2023?
As inscrições devem ser feitas pela internet, na página oficial do Sisu, no site do MEC. O candidato deve fazer o login no portal, confirmar os dados para o Sisu entrar em contato, e depois da atualização, a inscrição pode ser feita. O estudante pode escolher até duas opções de curso. Depois, é possível acompanhar a inscrição durante todo o processo pelo site.
Quem pode se inscrever?
Para se inscrever no Sisu 2023, o candidato deve ter feito o Enem 2022. Mas atenção: O estudante não pode ter zerado a nota da prova de redação e nem ter feito o exame como treineiro.
Cotas no Sisu
É possível se inscrever no Sisu por meio das cotas para escolas públicas e cotas para PPI (pretos, pardos e indígenas). As instituições públicas e federais devem garantir uma parcela das vagas aos cotistas, mas o número de vagas depende de cada instituição, e pode ser consultado pelo site oficial do Sisu 2023.
Para comprovar a condição de cotista, é preciso preencher uma ficha no ato da inscrição e apresentar os documentos que são exigidos em cada caso – como uma comprovação de renda, por exemplo –, exceto para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas.
Notas de corte
As notas de corte do Sisu 2023 definem qual é a menor nota necessária para entrar na disputa pelas vagas. Cada curso tem uma nota de corte diferente, por isso, é importante que o aluno tire uma boa nota no Enem. No primeiro dia de inscrições, o MEC divulga as vagas para cada curso e instituição, e os candidatos começam a se inscrever. Antes das inscrições abrirem, a nota de corte não é divulgada.
O que é e como funciona o Sisu?
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do Governo Federal que busca facilitar a entrada de estudantes em universidades públicas através da nota do Enem do ano anterior.
O sistema eletrônico é gerido pelo Ministério da Educação (MEC), e seleciona os alunos de acordo com o curso desejado e oferta de vagas em instituições de ensino públicas e federais. Os estudantes são selecionados por ordem de maior classificação em duas edições anuais.