Só 1% das pessoas consegue resolver esse quebra-cabeça; você é uma delas?
Cubo mágico foi inventado por professor húngaro Ernő Rubik para estimular os alunos
Você já conseguiu resolver o cubo mágico? Se a resposta for positiva, você pode considerar que faz parte da estimativa de apenas 1% das pessoas que sabem solucionar este quebra-cabeça.
A ferramenta conhecida mundialmente foi criada pelo professor húngaro Ernő Rubik como incentivo para os alunos pensarem as formas geométricas de maneira mais criativa. Na época, em 1974, ele trabalhava como professor de arquitetura no Colégio de Artes Aplicadas de Budapeste, na Hungria.
Em entrevista para a BBC, Rubik deu dicas de como resolver o quebra-cabeça: "Em primeiro lugar, você precisa ser paciente, é muito útil para resolver um problema. Depois, você precisa de alguma memória espacial, memória tridimensional", explicou.
"Para memorizar qual formação você tem, onde estão as peças e assim por diante... Se fecharmos nossos olhos, nós sabemos, lembramos, não apenas uma imagem, mas o significado da imagem", completou.
E será que o criador do fenômeno mundial consegue resolver o cubo mágico em quanto tempo? "Não sou muito rápido. Quando estou com prática, consigo fazer em cerca de um minuto, mas não estou praticando agora. Há alguns anos, eu era muito mais rápido. Não estou em boas condições", disse à BBC em 1986.
O sucesso do cubo mágico em todo o mundo fez com que o 'brinquedo' ganhasse oficialmente o nome de Ernő Rubik, nome do seu criador.