Sociólogo italiano Domenico De Masi morre aos 85 anos
Ele era amigo de Lula e cidadão honorário do Rio de Janeiro
O sociólogo italiano Domenico De Masi, amigo pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e famoso por publicar o best seller "O Ócio Criativo", morreu neste sábado (9), aos 85 anos.
O falecimento de De Masi, que era cidadão honorário do Rio de Janeiro, foi confirmado pela sigla italiana Movimento 5 Estrelas (M5S). A causa da morte do pensador e escritor não foi revelada.
"Da ociosidade criativa ao trabalho ágil, De Masi nos deixa uma meta intelectual, à frente de seu tempo com suas teorias inovadoras e defensor dos direitos sociais e civis. Sempre demonstrou estar ao lado dos mais fracos e dos jovens, a sua obsessão", anunciaram os eurodeputados da sigla.
Já o ministro dos Negócios e do Made in Italy, Adolfo Urso, comentou que De Masi era uma "pessoa extraordinária, aberta e nunca banal".
De Masi, que foi uma das figuras internacionais que visitou Lula na cadeia em Curitiba, se encontrou em junho com o petista em Roma, na Itália. Na ocasião, eles conversaram sobre a conjuntura política atual nos dois países e questões sociais.
Natural de Rotello, o sociólogo também escreveu ao longo de sua vida os livros "Desenvolvimento Sem Trabalho", "A Emoção e a Regra" e "O Futuro do Trabalho".
O italiano também foi professor emérito de sociologia do trabalho na Universidade Sapienza de Roma, onde foi reitor da faculdade de ciências da comunicação. .