UFMG assina acordo de Duplo Diploma com escola francesa
UFMG assina acordo de Duplo Diploma com escola francesa
O reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, Ronaldo Pena e o diretor da École des Ponts Paris Tech, Philipe Courtier, assinaram no dia 16 de março o primeiro Acordo de Duplo Diploma da instituição. Em setembro, cinco alunos da Escola de Engenharia da UFMG já partem para a França, onde farão disciplinas do curso de engenharia na École des Ponts Paris Tech.
Desde 2004, por meio do Programa de Intercâmbio de Graduação Capes/Brafitec, mais de 50 alunos já cursaram disciplinas do curso de engenharia na École des Ponts Paris Tech em períodos que variam de 6 meses a 1 ano.
Roberto Márcio da Silva, professor do Departamento de Estruturas da Escola de Engenharia e coordenador do programa Capes/Brafitec explica que o programa de duplo diploma tem uma dinâmica diferente. O aluno cursa o currículo-padrão até final do terceiro ano, estuda dois anos na França e volta para finalizar o curso na UFMG.
De acordo com o coordenador, grandes pesquisadores passaram pela instituição, a primeira escola de engenharia fundada no mundo, ao acrescentar que, como é um programa recíproco, a UFMG também receberá anualmente cinco estudantes franceses.
A escolha dos participantes para o Programa de Duplo Diploma será feita por meio da avaliação do rendimento semestral global (RSG), do currículo de atividades complementares e do conhecimento da língua francesa. Os aprovados receberão bolsa de estudos, moradia no alojamento da universidade, passagens aéreas e refeições subsidiadas.