UFRGS divulga datas das provas do Vestibular 2024 e lista de leituras obrigatórias
Processo seletivo ocorrerá em novembro e traz obras literárias para estudo
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) definiu as datas para o Vestibular 2024 em uma reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). O processo seletivo seguirá o mesmo formato dos anos anteriores, com a realização das provas em um único final de semana. Ficou estabelecido que o exame acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro e será composto por 15 questões de múltipla escolha em cada prova, além de uma redação.
No mês de maio, a Comissão Permanente de Seleção (Coperse) já havia divulgado a lista das leituras obrigatórias para a prova de Literatura em Língua Portuguesa do próximo concurso. Nesta lista, foram incluídas quatro novas obras, juntando-se às oito do concurso anterior que permanecem válidas. Entre os títulos selecionados estão "A terra dos mil povos", de Kaká Werá; "Água funda", de Ruth Guimarães; "Cem anos de solidão", de Gabriel García Márquez; e "Um útero é do tamanho de um punho", de Angélica Freitas. Os interessados podem conferir a lista completa no site da Coperse.
O edital contendo todas as informações e o período de inscrições para o Vestibular 2024 serão divulgados posteriormente. Os candidatos podem acompanhar todas as atualizações sobre o processo seletivo através do site da Coperse, onde estarão disponíveis os detalhes necessários para participar do concurso e se preparar adequadamente para as provas.
Veja a lista completa das leituras obrigatórias 2024:
1 - KAKÁ WERÁ
A terra dos mil povos
2 - RUTH GUIMARÃES
Água funda
3 - GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ
Cem anos de solidão
4 - ANGÉLICA FREITAS
Um útero é do tamanho de um punho
5 - ARISTÓFANES
Lisístrata
6 - MACHADO DE ASSIS
Várias histórias
7 - JÚLIA LOPES DE ALMEIDA
A falência
8 - SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN
Coral e outros poemas
9 - ISABELA FIGUEIREDO
Caderno de memórias coloniais
10 - CHICO BUARQUE
Construção (álbum)
11 - CONCEIÇÃO EVARISTO
Ponciá Vicêncio
12 - AMÍLCAR BETTEGA
Deixe o quarto como está
Com a informação UFRGS.