Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

UFRJ alega 'questões técnicas' e cancela lista de aprovados; entenda o caso

Nova relação de candidatos aprovados deverá ser divulgada até segunda-feira

2 fev 2024 - 22h52
(atualizado às 23h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no bairro da Urca na zona sul do Rio de Janeiro.
Campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no bairro da Urca na zona sul do Rio de Janeiro.
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) cancelou nesta sexta-feira, 2, a lista dos candidatos aprovados no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2024 e que foram convocados para a pré-matrícula na instituição. O Sisu é a plataforma do Ministério da Educação (MEC) que viabiliza a entrada de estudantes no ensino superior por meio das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em nota, a UFRJ menciona que o cancelamento das listas foi feito por "questões técnicas", sem dar mais detalhes. No mesmo comunicado, a universidade afirma que uma nova relação de nomes deverá ser divulgada até segunda-feira, 5.

"A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e da Superintendência-Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade, informa que, por questões técnicas, está cancelada a listagem de convocação de candidatos(as) para a pré-matrícula da chamada regular?, disse a UFRJ.

Na manhã desta sexta, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) Mario Prata, da universidade, alegou que a UFRJ deixou estudantes de ampla concorrência no primeiro semestre e os cotistas no segundo.

Uma atualização da Lei de Cotas mudou a forma de classificação no Sisu e passou a determinar que os candidatos cotistas nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) concorrem, primeiramente, na lista disputada por todos, a chamada ampla concorrência.

No caso desse candidato ter uma nota de corte superior à exigida, ele é aprovado por essa lista de ampla concorrência. Caso contrário, o candidato passa então a concorrer às vagas reservadas pela Lei de Cotas (estudantes egressos de escolas públicas; pretos, pardos, indígenas, oriundos de famílias com renda renda, estudantes com deficiência e quilombolas).

O DCE alega, no entanto, que os candidatos cotistas que não atingiram a nota de corte para serem aprovados pela ampla concorrência não foram inseridos na lista de cotistas para ingressar na UFRJ neste primeiro semestre, e acabaram somente na lista do segundo semestre.

A UFRJ não explicou quais foram as razões para o cancelamento da lista de aprovados na pré-matrícula. Mas, em outro comunicado enviado à reportagem no começo da noite desta sexta, a instituição destaca que "a Universidade Federal do Rio de Janeiro assegura a toda a sociedade que nenhum grupo será prejudicado no seu acesso e na sua permanência nesta instituição", e reforçou que "a nova listagem do Sisu será divulgada até segunda-feira (5/2)".

Na noite desta sexta, o DCE afirmou que a universidade informou ao grupo que as "listagens que estão sendo reanalizadas serão divididas para garantir que tanto cotistas quanto ampla concorrência estejam divididos em 50% cada por período."

A UFRJ foi procurada pela reportagem, mas disse que não tinha informações sobre a reavaliação das listas.

MEC investiga divulgação irregular de resultados

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta sexta-feira, 2, que resultados provisórios do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), principal porta de entrada para o ensino superior público brasileiro, foram divulgados indevidamente durante 25 minutos, antes de análise final da pasta. Em nota, o órgão afirmou ainda que o caso, que ocorreu nesta terça-feira, 30, está sendo "rigorosamente apurado".

De acordo com o MEC a falha ocorreu na manhã do dia 30, quando os dados ainda não homologados vieram a público. A instabilidade no sistema levou a pasta a adiar em um dia a divulgação oficial dos resultados, que foram publicados na quarta-feira, 31. Os estudantes aprovados terão até o dia 7 de fevereiro para se inscrever.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade