Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Unicamp 2024: o que esperar da primeira fase do vestibular

Saiba como as questões são distribuídas entre as disciplinas, qual o nível de dificuldade da prova e dicas estratégicas para a reta final

19 out 2023 - 14h01
Compartilhar
Exibir comentários

Não adianta tentar aprender geometria analítica do zero, querer ler todas as obras obrigatórias em sete dias e nem escrever dezenas de redações. A poucos dias da primeira fase da Unicamp 2024, marcada para 29 de outubro, a melhor tática que os estudantes podem adotar é revisar alguns conteúdos mais importantes e desenvolver uma boa estratégia para a prova. Mas para isso, é preciso entender como funciona o vestibular e o que esperar dele.

Foto: Unicamp/Lucas Silva/Guia do Estudante/Reprodução / Guia do Estudante

O GUIA DO ESTUDANTE conversou com o professor Sandro Vimer Valentini Junior, coordenador pedagógico do Poliedro Curso de Campinas, e reunimos tudo o que você precisa saber sobre a prova desta primeira fase. De quebra, confira algumas dicas para essa reta final.

As questões

Os estudantes que farão a prova no próximo dia 29 precisam saber que a primeira fase da Unicamp é um pouco diferente de outros grandes vestibulares - incluindo as paulistas Fuvest e Unesp. Para começar, os candidatos respondem a 72, e não a 90 questões. Elas também contêm apenas quatro alternativas cada. Um outro ponto de alerta é que neste ano, pela primeira vez, as disciplinas de Sociologia e Filosofia ganharam um espaço maior na primeira fase: três questões para cada.

Com isso, a distribuição das perguntas entre as disciplinas fica assim:

  • 7 questões de biologia;
  • 7 questões de inglês;
  • 7 questões de física;
  • 7 questões de química;
  • 7 questões de geografia;
  • 7 questões de história;
  • 3 questões de filosofia;
  • 3 questões de sociologia;
  • 12 questões de português (incluindo literatura);
  • 12 questões de matemática.

O perfil da prova

Uma das marcas do vestibular da Unicamp é a cobrança da chamada   competência leitora. Ela nada mais é do que a capacidade de ler e interpretar diferentes tipos de textos como gráficos, tabelas, mapas, e outras imagens. Por isso, é importante fazer uma leitura atenta de cada uma das questões antes de respondê-las.

Também esteja atento à interdisciplinariedade que, embora seja mais comum na segunda fase, também pode aparecer na primeira. Muitas vezes, os candidatos precisam mobilizar conhecimentos de outras disciplinas para responder a uma pergunta de Química, por exemplo.

Quanto ao nível de dificuldade da prova, o coordenador do Poliedro a classifica como equilibrada - não a subestime, mas também não é um monstro de sete cabeças!

Por fim, é importante saber que a Unicamp tem um dos vestibulares mais atuais de todos - talvez o líder neste quesito. Por isso, vale a pena fazer uma revisão das atualidades mais relevantes do primeiro semestre deste ano, sempre tentando relacioná-las aos conteúdos das disciplinas.

Confira aqui as apostas dos professores de quais atualidades têm mais chances de aparecer na Unicamp 2024. 

Obras obrigatórias

As questões sobre as leituras obrigatórias aparecem na primeira fase dentro da disciplina de Língua Portuguesa. Na edição passada, seis perguntas tratavam das obras. Em função do peso e relevância já na primeira fase, Sandro Vimer aconselha que os estudantes retomem as leituras obrigatórias nesta reta final, lendo análises que forneçam uma interpretação crítica. Nem por isso, a leitura integral do texto deixa de ser importante: muitas questões são sobre o enredo, a chamada "verificação de leitura".

Veja quais obras têm mais chance de serem cobradas na Unicamp 2024, segundo uma professora de literatura. Confira também uma lista com resumos e análises de todos os livros.

Estratégia de prova: vale responder as questões mais fáceis primeiro?

A pontuação na primeira fase da Unicamp se dá pelo número de acertos do candidato e todas as questões têm o mesmo peso. Por isso, diferentemente do que ocorre no Enem, o candidato não precisa se preocupar em responder primeiro as questões mais fáceis porque valem mais pontos - mas devem focar nelas por outra razão. Explicamos melhor.

Quanto mais tempo o estudante passa emperrado em uma única questão mais trabalhosa, menos tempo lhe sobra para responder as outras que faltam. E a duração da prova, vale lembrar, é curta: apenas cinco horas. Por isso, caso encontre dificuldades para responder alguma pergunta, pule e vá para as mais fáceis, de assuntos que domina. Assim, não perde tempo e pode se dedicar às mais difíceis no final.

Dicas para a primeira fase

Confira algumas dicas rápidas mas que podem fazer toda a diferença nesta reta final:

  1. Descanse na véspera da prova;
  2. Treine a resolução de exercícios simulando o tempo de prova;
  3. Atenção com o preenchimento da folha de respostas;
  4. Observe com muita atenção àquilo que é apresentado no Manual do Candidato (horário de abertura dos portões, horário de fechamento, o que pode e o que não pode levar);
  5. Exercite sempre a leitura.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade