Unicamp: inscrições abertas para vestibular indígena e modalidade Enem
Os processos seletivos são alternativa ao vestibular tradicional da universidade. Inscrições vão até 30 de novembro
Candidatos que desejam ingressar na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) por meio do vestibular indígena ou da modalidade Enem podem se inscrever para os processos seletivos a partir desta terça (1). As inscrições ficam abertas até as 17h do dia 30 de novembro, no site da Comvest, comissão que organiza o ingresso na universidade. O vestibular indígena não tem custo, e para a modalidade Enem-Unicamp a taxa de inscrição este ano é de R$ 30.
Ambos os processos são alternativas ao vestibular tradicional da Unicamp, que acontece neste domingo (6). Há, no entanto, alguns critérios para participação. Só podem concorrer no vestibular indígena pessoas que comprovadamente pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro. A comprovação deverá ser feita mediante a entrega de documentação física no dia da prova.
Já o ingresso via Enem, a partir desta edição, é limitado apenas a estudantes que cursaram o Ensino Médio na rede pública de ensino. As 639 vagas serão divididas em dois grupos: 50% para estudantes oriundos de escolas públicas, sem distinção de raça, e 50% para estudantes de escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
A taxa de inscrição na modalidade Enem pode ser paga até 5 de dezembro, e mesmo candidatos contemplados com a isenção precisam se inscrever.
As provas do Enem, este ano, acontecem nos dias 13 e 20 de novembro. Já o vestibular indígena será aplicado no dia 22 de janeiro. Para mais informações, acesse o site da Comvest.