USP avança e é uma das 60 melhores universidades do mundo
No ano passado, a USP estava na faixa de 81º ao 90º lugar
A Universidade de São Paulo (USP) ficou entre as 100 melhores do mundo, em ranking divulgado nesta quarta-feira pela revista britânica Times Higher Education (THE).
A lista, anualmente divulgada pela prestigiada publicação de educação, incluiu nas três primeiras posições as universidades de Harvard (EUA), Cambridge e Oxford (Reino Unido). Entre as dez primeiras colocadas, oito são instituições americanas e duas inglesas.
A USP ficou entre o 51º e 60º lugares - o ranking, a partir do 50º lugar, classifica as instituições por blocos, de dez em 10, até o 100º lugar. No ano passado, a USP estava na faixa de 81º ao 90º lugar. Outra instituição da América Latina, a Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM) ficou entre a 71ª e a 80ª colocação.
Os EUA, que qualificaram 42 universidades no ranking, ficaram com o maior número de classificações. Em seguida aparece o Reino Unido e a Alemanha, que incluíram 12 e seis, respectivamente.
O diretor da THE, Phil Baty, disse que a classificação é "subjetiva", mas disse que é feita com base na opinião de especialistas "em excelência em ensino e pesquisa" de todo o mundo e acrescentou que, "a opinião deles é muito importante para elaborar uma classificação deste calibre".
A lista divulgada pela revista foi elaborada a partir da análise de 10.507 respostas de acadêmicos e professores com experiência mínima de 15 anos em educação de nível superior. Além dessa, a revista também divulga anualmente uma lista pontuando as 400 melhores universidades do mundo.